Brumadinho: Lama chegará ao Rio São Francisco em 15 de fevereiro


Serviço Geológico indica possibilidade de lama chegar ao rio São Francisco entre 15 e 20/2

Os rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegarão à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro. A informação de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) consta no primeiro boletim de monitoramento especial do órgão sobre o Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Velho Chico.

Lama de Brumadinho chegará ao Rio São Francisco em 15 de fevereiro, diz governo
Controlada pela Cemig (companhia elétrica de Minas Gerais), a Três Marias é a primeira instalada ao longo do São Francisco. A onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 km por hora, conforme o governo.

“Rejeitos da barragem chegarão ao Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista



A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que a lama chegue a São José da Varginha na terça à noite e à usina hidrelétrica do Retiro Baixo, em Pompéu (MG), entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Isso significa um caminho de 310 quilômetros desde Brumadinho.

Segundo Marlon Marques Coutinho, superintendente regional em Belo Horizonte do SGB, “por existir dois reservatórios com capacidade de retenção significativa, pode ser que o rejeito fique depositado em uma dessas usinas hidrelétricas”. É uma referência às usinas de Retiro Baixo e de Três Marias.

Fonte: TV Cariri

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.