Após caso em Brumadinho, Unimontes reúne CREA e especialista para discutir reuso de rejeitos de barragens

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Unimontes (CAE/Unimontes), com apoio dos alunos dos 4º período da graduação, promove neste sábado (30/3), às 16 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MG), a palestra "Barragem de Brumadinho – aproveitamento de estéreis e rejeitos de mineração para uma economia circular". O objetivo é discutir projetos para a perspectiva de reuso dos rejeitos no Norte de Minas, com a participação de especialistas e convidados da região. 


Foto: Divulgação 

A discussão promovida pelos acadêmicos da Unimontes é pontual, diante das conseqüências pelo rompimento, há dois meses, da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, que deixou rastros incalculáveis. A última atualização do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil sobre a tragédia, divulgada na quinta-feira (27), aponta que 395 pessoas já foram localizadas, 88 ainda estão desaparecidas e foram registradas 216 mortes. 


"Além de discutir os impactos da tragédia e resultados gerados, vamos analisar também como as empresas, os municípios e os gestores podem reaproveitar os rejeitos da barragem", convidam os acadêmicos e coordenadores do evento, Gustavo Fróes (presidente do Centro Acadêmico) e Lucas de Almeida (diretor do CA). 

Convidados 

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Janaúba, Walter Abreu, e o Secretário de Infraestrutura de Montes Claros e professor da Unimontes, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira foram convidados para discutir o tema e moderar o debate, que terá a participação do especialista em barragens e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Evandro Moraes da Gama. 

O professor Evandro Moraes é também coordenador da Usina Piloto de Geomateriais e Geotecnologia. Possui patentes nas áreas de tratamento de rejeitos e estéreis de Mineração, previsão de colapso em escavações subterrâneas e barragens de mineração. 

O evento é direcionado a professores, engenheiros e demais profissionais, também aberto a todos interessados no assunto e que queiram participar. A taxa de inscrição para a palestra é R$ 20 e garante certificado de 5 horas. Mais informações pelos telefones (38) 9.9828-1045 ou (38) 9.9197-2685. 

Saiba mais sobre o professor Evandro Moraes da Gama 

Serviços

Palestra: "Barragem de Brumadinho – aproveitamento de estéreis e rejeitos de mineração para uma economia circular"
Inscrições:R$ 20
Contato: (38) 9.9828-1045 (38) 9.9197-2685
Certificado de 5h

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.