Clube literário Tamboril inaugura Biblioteca comunitária em Pirapora

A Associação Clube Literário Tamboril está com um novo espaço para atender os leitores e beneficiários de seus projetos. 

 Equipe da Biblioteca Foto: Divulgação 

A Biblioteca Comunitária foi inaugurada no final do mês de fevereiro, em um evento promovido para abrir as portas e apresentar o novo equipamento cultural para a vizinhança e os leitores. 

Desde a criação do Clube, em 2014, a equipe alimentava o sonho de ter um espaço adequado para as atividades de mediação de leitura, saraus, sala de estudos, e outras atividades. Para que o sonho se transformasse em realidade, a associação baseou o seu trabalho na articulação com a comunidade e o fortalecimento da rede de parceiros e apoiadores.  

A partir da doação de livros, do trabalho voluntário e das parcerias com outras instituições, o Clube Literário Tamboril desenvolve diversas ações de incentivo à leitura e acumulou um acervo de mais de 3000 livros literários, parte deles distribuídos nos Pontos de Leitura, que estão instalados em locais como o Mercado Municipal, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e na Associação de Catadores e Recicladores de Pirapora.


Essa rede de pessoas e instituições que apostam na leitura como fator de desenvolvimento sociocultural, contam agora com mais esse espaço de convivência e compartilhamento de conhecimento e experiências entre os leitores, estudantes, artistas e agentes culturais de Pirapora e Buritizeiro. 

Na programação da Biblioteca Clube Literário Tamboril estão os Saraus, o Clube do Livro, Exposições Artísticas, Lançamento de livros e Sessões de contação de Histórias, além das oficinas que ajudarão a formar novos agentes de leitura, escritores e artistas. 
Para a concretização desse sonho, foi fundamental o apoio do empresariado local, destacando-se a indústria Minas Ligas, que destinou parte do seu Imposto de Renda para o projeto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Outros empresários apoiaram a causa através da doação de produtos e serviços. 

Instalada na Rua Montes Claros, número 804, a Biblioteca Comunitária irá funcionar de terça a sexta-feira, em dois turnos: 9h às 12h e 13h às 17h, com o atendimento individual aos leitores e estudantes, além de receber visitas previamente agendadas de grupos de crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e ONGs locais para sessões de leitura deleite e contação de histórias. 

Pensando em atender às famílias, cujos pais trabalham durante a semana no horário comercial, a Biblioteca estará aberta aos sábados pela manhã, de 9h às 12h, oferecendo às crianças e seus pais, avós, tios e responsáveis um ambiente propícios para usufruir de atividades culturais e das histórias, poesias, conhecimento, do lúdico e da fantasia que está nos livros e na literatura. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.