De 12 de abril a 05 de maio, acontece o Concurso Comida di Buteco, que tem como missĂŁo “Transformar vidas atravĂ©s da cozinha de raiz – buteco extensĂŁo de sua casa”.
Fotos: Divulgação
Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas dĂ©cadas contando histĂłrias de vidas de pequenos comĂ©rcios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o paĂs, sendo realizado em 21 cidades e desde 2016 elege tambĂ©m o Melhor Buteco do Brasil.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00, em comemoração aos 20 anos do Concurso.
Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz
Numa trajetĂłria onde muitas histĂłrias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso jĂĄ extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele Ă©, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma Ă©poca do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de ABRIL como MĂS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importĂąncia de calendĂĄrio Ă esse Ăcone da sociabilidade brasileira: o Buteco.
Um modelo de negĂłcios de impacto
O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje Ă© ter se tornado um NEGĂCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comĂ©rcio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve: o “buteco”, que nĂŁo paga para participar; a indĂșstria como a grande financiadora (patrocinadores); envolve o poder pĂșblico, a partir da ampliação da atividade econĂŽmica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve parceiros, imprensa e o pĂșblico do Brasil inteiro. O mĂȘs do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco estĂĄ inserido.
Buteco com “u”, o perfil dos participantes
Os estabelecimentos selecionados para participar sĂŁo classificados pela organização do concurso como “ESPONTĂNEOS”: estabelecimentos em que o dono estĂĄ sempre Ă frente do negĂłcio, nĂŁo pertencendo Ă s redes ou franquias e que muitas vezes se originou na prĂłpria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietĂĄrio e na maioria das vezes, outras pessoas da famĂlia do dono trabalham ali tambĂ©m.
Nenhum comentĂĄrio
Postar um comentĂĄrio