Abertas mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos em cinco cidades

O IFNMG publicou nesta quinta-feira, (04), o Edital do Processo Seletivo para o 2º semestre de 2019, com oferta de vagas em cursos técnicos nos Campi Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. São cursos na modalidade concomitante, ou seja, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola, e na modalidade subsequente, para quem já terminou o ensino médio.

Foto: Divulgação

No total, são ofertadas mais de 400 vagas (confira quadro abaixo), sendo 50% reservadas para candidatos vindos de escolas públicas, distribuídas entre candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Inscrição

A inscrição no Processo Seletivo deve ser feita neste portal eletrônico (em link a ser oportunamente disponibilizado), de 10 de abril, próxima quarta-feira, até 5 de maio. O candidato que não tiver acesso a computador ou Internet poderá realizar sua inscrição nas unidades do IFNMG que estão com vagas abertas, nos dias e horários informados Edital.

No momento da inscrição, o candidato terá a  oportunidade de fazer uma segunda opção de curso, indicada no campo próprio da ficha de inscrição, dentre os cursos de mesmo nível/modalidade oferecidos pelo campus escolhido.

Taxa e isenção

A taxa de inscrição é de R$ 15,00, mas os candidatos de baixa renda poderão pedir isenção dessa taxa, no período de 10 a 17 de abril. O IFNMG assegura isenção total do pagamento para aqueles que comprovarem possuir inscrição no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. E, além disso, é necessário que o candidato comprove renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Isso significa que a soma das rendas de todos os membros da família dividida pelo número de integrantes dessa família tem que dar um resultado igual ou menor ao valor de salário-mínimo e meio, ou seja, R$ 1.497. A comprovação da renda também será feita por meio do CadÚnico.

Prova

A prova do Processo Seletivo do IFNMG será aplicada no dia 2 de junho, na parte da tarde, das 15h às 17h, nas cidades de Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. As provas também poderão ser realizadas nas seguintes cidades: Japonvar, Manga, São Francisco, Francisco Sá e Grão Mogol. Devendo o candidato optar pelo município de realização da prova no ato da inscrição, sendo possível a escolha de uma segunda cidade para realização. Contudo, o IFNMG tem o direito de não aplicar provas nas cidades onde o número de inscritos for inferior a 20 candidatos. 

Serão 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. 

O conteúdo programático está disponível no Edital nº 52/2019. 

ASCOM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.