Semana do MEI incentiva empreendedores no Norte de Minas Região conta com mais 45 mil Microempreendedores Individuais

As ações gratuitas da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae Minas em mais de 250 municípios do estado, cumprem o papel de, além de levar informações para quem já é formalizado, conscientizar os demais sobre a importância da formalização. 



Em Montes Claros, sexta cidade do estado com 17.798 microempreendedores individuais, as ações desenvolvidas e o mutirão de atendimento estão contribuindo tanto para a capacitação de quem já é MEI quanto para os que desenvolvem alguma atividade como autônomo, mas trabalha na informalidade.

É o caso da jovem Bruna Ferreira da Silva, de 22 anos, que esteve no ponto de atendimento do Sebrae Minas na cidade à procura de informações para se formalizar. Depois de cobrir férias em uma lanchonete, decidiu com o apoio da mãe, abrir um bar no bairro Independência. “Já estou com o bar funcionando, mas quero me formalizar e trabalhar dentro da lei. Também comecei com um pequeno negócio e quero me capacitar, porque tenho o sonho de crescer. Estou aproveitando para participar dessas atividades da Semana do MEI para buscar conhecimento,”  ressalta.

Em Pirapora, assim como em mais de 20 cidades do Norte de Minas, as atividades da Semana do MEI também levam capacitação e conhecimento para os microempreendedores.   Proprietária da clínica de estética La Belle, Juliana Gomes participou da Oficina de Marketing Digital para profissionais da beleza e saiu do evento cheia de planos para seu empreendimento. “Foi excelente essa ação. Hoje mesmo já comecei a colocar em prática o que aprendi. Depois da oficina consegui enxergar onde estou falhando no meu negócio e o que tenho que fazer para corrigir. Foi muito enriquecedor”, enfatiza.

Para o analista do Sebrae Minas Filomeno Bida, o retorno e o interesse dos microempreendedores reforçam o papel da instituição de alavancar os pequenos negócios na região. “Muito bom ver que os empreendedores estão se conscientizando sobre a importância da formalização e também buscando capacitação para que o negócio prospere e gere emprego e renda para a região. Não adianta apenas abrir o negócio, é preciso fazer com que ele seja sustentável”, ressalta.

As ações gratuitas da Semana do MEI continuam em todo estado até a próxima sexta-feira (24). No Norte de Minas, além de Montes Claros, outras 22 cidades recebem atividades como palestras, workshops e oficinas. As inscrições e a programação podem ser encontradas no site, ou nos pontos de atendimento do Sebrae das próprias cidades. 

Outra importante ação para os já formalizados é o acesso às informações sobre a Declaração Anual Simplificada (DASN) referente ao ano/calendário 2018, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Eles também poderão regularizar o envio da DASN dos anos anteriores.
.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.