Centro do Idoso da Unimontes coordena treinamento para 80 polos de estratégia de Saúde da Família


O Centro “Mais Vida” de Referência em Atenção à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi), vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), será responsável pela capacitação de equipes dos 80 polos de Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Montes Claros. Cada polo conta com quatro e cinco equipes.



O treinamento faz parte das diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem por finalidade “aprimorar o plano de atendimento ao idoso nos polos do ESF. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também é parceira.

O primeiro treinamento será na próxima quinta-feira (6 de junho), a partir das 14 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, para as equipes dos pólos do Bairro Cintra (Cintra I e II e Morrinho I, II e III).

Conforme o cronograma, haverá dois treinamentos a cada mês. O segundo está previsto para 27 de junho. As atividades serão ministradas por médicos geriatras, enfermeiros, residentes em geriatria e servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) e serão coordenadas pela médica geriatra do Crasi, Juliana Colares.

Segundo Ely Carlos Pereira de Jesus, enfermeiro e gerente do Crasi do HUCF, devido à fragilidade dos idosos e por determinação da secretaria de Estado de Saúde, será dado início ao matriciamento (ou atenção à saúde de forma compartilhada) das ESF.

“Somos referência no atendimento ao idoso. O nosso objetivo maior com este treinamento é capacitar ainda mais as equipes dos polos onde os idosos são atendidos. Esses profissionais, a partir do momento que passam pelo treinamento, estarão aptos a dar continuidade ao plano de cuidado do idoso, especialmente desenvolvido pela nossa equipe multidisciplinar”, ressaltou.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.