Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

ConvĂȘnio assinado viabiliza reforma das passarelas da "Ponte Velha"

07/06/2019

/ by UPira
Um convĂȘnio assinado entre o Prefeito de Buritizeiro Jorge Humberto Rodrigues - “JorjĂŁo”, a empresa VLI (braço logĂ­stico da Vale que engloba a Ferrovia Centro-AtlĂąntica/FCA) e a Prefeitura de Pirapora vai viabilizar mais um serviço de recuperação das passarelas laterais da Ponte ‘Marechal Hermes da Fonseca’. 

As passarelas sĂŁo utilizadas por mais de 6 mil pedestres, ciclistas e motociclistas na travessia entre as duas cidades.

Vista da Ponte Marechal Hermes da Fonseca - Foto: Ascom

O Prefeito “JorjĂŁo” recebeu em seu gabinete os representantes da VLI, FlĂĄvio Henrique Rodrigues Pereira (Gerente de RelaçÔes institucionais e comunidade) e LĂ©ia Oliveira (Analista de RelaçÔes institucionais e comunicação), oficializando a assinatura do convĂȘnio e do seu principal objetivo: garantir a segurança dos milhares de munĂ­cipes que usam diariamente a “Ponte Velha”, como Ă© popularmente conhecida.

“CaberĂĄ Ă  VLI-FCA fornecer 450 pranchĂ”es de madeira serrada - com dimensĂ”es, resistĂȘncia e densidade compatĂ­veis - e 900 jogos de parafusos necessĂĄrios para a fixação do novo madeiramento. Nossa prefeitura e a de Pirapora ficarĂŁo responsĂĄveis por executar a obra e prestar os serviços necessĂĄrios para reparação das passarelas em toda a extensĂŁo da ponte (694 metros)”, explicou o Chefe do executivo buritizeirense.



História, patrimÎnio e reivindicação

“A Ponte Marechal Hermes da Fonseca Ă© patrimĂŽnio histĂłrico e arquitetĂŽnico nacional, cartĂŁo-postal no Vale do Rio SĂŁo Francisco e principal ligação entre as 2 cidades desde sua inauguração, em 10 de novembro de 1922. ConstruĂ­da com estrutura metĂĄlica e cimento importados da BĂ©lgica e EUA, tecnologia inglesa e mĂŁo-de-obra brasileira, a ponte precisa de um grande investimento financeiro para ser completamente reformada e restaurada”, acrescentou.

“O serviço, que serĂĄ executado em breve, atende uma necessidade urgente da comunidade regional e proporcionarĂĄ mais segurança a todos. PorĂ©m, ainda sonhamos e reivindicamos um entendimento que garanta uma parceria definitiva entre os governos federal e estadual, ĂłrgĂŁos do patrimĂŽnio histĂłrico (IPHAN e IEPHA), prefeituras e Vale-FCA para a total recuperação da ponte”, acredita o Prefeito “JorjĂŁo”. Estima-se que a obra completa custe R$ 8,5 milhĂ”es.

Última intervenção há 3 anos

A reuniĂŁo entre o Prefeito e os representantes da Vale foi acompanhada pelo SecretĂĄrio municipal de Planejamento e gestĂŁo, Edilberto Fernandes Pinto, e Neide Aparecida Santos (Assessora do Deputado estadual Marcos Lemos). Em 2016 um termo de cooperação entre os municĂ­pios e a VLI, firmado pelo MinistĂ©rio pĂșblico, garantiu a aquisição de R$ 220 mil em materiais doados pela empresa e mĂŁo-de-obra das prefeituras. Foi a primeira intervenção emergencial para reforma nas passarelas da ponte - com pisos de tĂĄbuas corridas assentadas sobre a estrutura de ferro, junto ao guarda-corpo metĂĄlico.

Ascom/Buritizeiro 


Nenhum comentĂĄrio

Postar um comentĂĄrio

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo