Defesa Civil alerta na Câmara que chuvas esse ano serão bem acima do normal

Esse ano, entre outubro e março, as chuvas vão acontecer em Pirapora e região acima da normalidade. O anúncio foi feito na Câmara Municipal, nesta terça-feira, pelo coordenador da CEDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Jair Gomes, durante pronunciamento aos vereadores, baseado, segundo disse, em informações oficiais da Cemig e da ANA (Agência Nacional de Águas) para o período chuvoso 2019/2020. 

Foto: Arquivo 

“A previsão é de que haverá muito mais chuvas do que ocorreu em anos anteriores”, assegurou Jair Gomes.

O coordenador da CEDEC garante que, em função disso, a represa de Três Marias está liberando no momento volume maior de água no rio São Francisco, o que propiciou, inclusive, o retorno das duchas em Pirapora. “Tudo isso deve-se ao fato de que, em outubro, a represa de Três Marias precisa estar no máximo com 50% de sua capacidade de armazenamento, para receber com tranquilidade a água que virá com as chuvas desse final de ano”, esclareceu.

Jair Gomes informou, inclusive, que a CEDEC, cujo objetivo é restabelecer a normalidade social após tragédias e calamidades, já alertou os órgãos municipais para a previsão de chuvas acima da normalidade esse ano, para que trabalhos preventivos sejam feitos pela Prefeitura, para evitar futuros transtornos. Citou, como exemplo, a limpeza de redes de esgoto e canais de escoamento de água pluviais em áreas estratégicas da cidade. 

Outra meta anunciada pela CEDEC será reunir-se com as populações dos bairros, para conscientização de que os moradores não joguem lixo e entulhos em locais inadequados, principalmente no leito de canais pluviais.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.