Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Festival Diamantina Gourmet chega à sua 10ª edição

28/09/2019

/ by UPira
A linda e histórica cidade de Diamantina é mais uma vez palco do delicioso e imperdível 10ª Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura. Nesta edição, em que a cidade comemora 20 anos de tombamento pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade também são celebrados os 10 anos do Diamantina Gourmet. 

Fotos: Wilian Santos

Por isso, a rica história de Diamantina é a fonte de inspiração para os chefs na criação de seus pratos exclusivos, que estão sendo desenvolvidos com a consultoria do chef Eduardo Avelar. O projeto começou com um grande evento de abertura na Praça do Mercado e agora se inicia a fase de rodízio para os clientes irem conhecendo os pratos em todas as casas.

E depois, entre os dias 27 de outubro e 17 de novembro, eles estarão disponíveis em todas os restaurantes. O rodízio segue a seguinte ordem: Sushi Barroco e Taberna 85 (dia 28/09), Pousada Garimpo e Deguste (05/10), Tropicália Sabores Ygloo e Singular (12/10), Relicário, Apocalipse e Mr. Cheff Gastrobar (19/10) e Tijucana e São Benedito (26/10). 

Diamantina é reconhecida por sua história ligada à busca de ouro e diamantes e por ser terra natal de Juscelino Kubitschek (1902-1976) e de Chica da Silva (1732-1796). Em um passeio pelas ruas é possível apreciar o casario colonial de inspiração barroca, construções históricas, suas igrejas seculares e a paisagem de tirar o fôlego. 

"Estamos trabalhando com dois pilares para a elaboração dos pratos. O primeiro, no uso de ingredientes locais, buscando a identidade regional, como a palma do inferno, o milho verde, queijos, carne de porco, feijão de andu. E o segundo, é a homenagem a personagens e edificações históricas da cidade em função desse ano especial. Estou muito surpreso com a qualidade desse processo e os resultados serão surpreendentes", coloca Avelar. 

O objetivo do Diamantina Gourmet é incentivar o desenvolvimento do turismo pela divulgação e promoção da gastronomia, suas riquezas e talentos e impulsionar o município no cenário turístico nacional, além é claro de contribuir para o comércio local. Para quem não conhece, a charmosa Diamantina localiza-se no Vale do Jequitinhonha, a 285 quilômetros de distância de Belo Horizonte. A 10ª edição do Diamantina Gourmet conta Patrocínio da Gasmig, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realização do Sebrae, Prefeitura Municipal de Diamantina e do Governo de Minas - Governo Diferente Estado Eficiente. A gestão é da Espaço Ampliar, do Instituto Eduardo Freiro e da Armazém de Standes, com apoio da UMA e da EMATER MG. 

Homenagem: Festa do Divino

A Festa do Divino Espírito Santo de Diamantina ocorre anualmente no domingo de Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa. O prato é uma releitura do bolo de arroz das festas religiosas, relembrando os almoços fartos nas casas dos festeiros. Na cidade, tanto a Festa do Divino como o “modo de fazer o Bolo de Arroz” foram reconhecidos como patrimônios culturais.

Mais informações: https://www.facebook.com/diamantinagourmet/

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo