IFNMG publica editais do Processo Seletivo e Vestibular 2020, com mais de 3 mil vagas gratuitas

As vagas são para as cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni



O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou na tarde dessa segunda-feira, 16/09, os editais contendo as normas referentes ao Vestibular para os cursos superiores e aos Processos Seletivos para os cursos técnicos. Os cursos são gratuitos e as vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2020. Todos os cursos são presenciais, à exceção do curso técnico em Serviços Jurídicos, que será ofertado na modalidade de educação a distância.

Os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni oferecem vagas para os cursos superiores. Já as vagas para os cursos técnicos estão sendo oferecidas pelos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni e também pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD).

No total, são 3.371 vagas, sendo 1.353 para cursos superiores, 1.263 para cursos técnicos integrados e 685 para cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente.

Modalidades

Antes de se inscrever, os candidatos interessados nas vagas para os cursos técnicos devem se atentar à modalidade que pretendem e a que podem concorrer. São três modalidades: integrado, concomitante e subsequente. Na modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio no IFNMG e fará, ao mesmo tempo, o curso técnico. Para fazer um curso técnico na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. E na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio.

Taxa de inscrição e provas

O Vestibular tem taxa de inscrição de R$ 45,00, mas os candidatos de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção dessa taxa de 20/09 a 08/10. Os candidatos farão prova no dia 01/12. No caso do Processo Seletivo, à exceção do Campus Araçuaí, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e o prazo para solicitar a isenção também é de 20/09 a 08/10. A prova será aplicada em 08/12.

Para o Processo Seletivo do Campus Araçuaí, as regras são diferentes: nenhum candidato precisará pagar taxa de inscrição e não haverá prova, a seleção será feita pelas notas do ensino fundamental para os cursos técnicos integrados e pelas notas do ensino médio para os cursos concomitantes/subsequentes.

Reservas de vagas e Sisu

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

No caso dos cursos superiores, é importante os candidatos saberem que, além do Vestibular, o IFNMG preenche parte das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo Sisu, serão preenchidas metade das vagas dos cursos superiores do Instituto, exceto no Campus Januária, em que a entrada é 100% via Sisu. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo MEC.

Para maiores informações clique aqui 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.