Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Governo aprova inclusão no PPI da Usina hidrelétrica do Córrego Formoso em Buritizeiro

26/05/2020

/ by UPira
Através do decreto nº 10.370, assinado no último dia 22/05, o Presidente Jair Bolsonaro autorizou a inclusão da Usina hidrelétrica/UHE do Formoso no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que conta com R$ 1,8 bilhão em recursos disponíveis. A decisão torna o projeto prioritário na pauta de infraestrutura do Governo federal até o ano 2022.



No papel, a UHE Formoso possui 306 MW de potência instalada. A concepção do projeto aponta sua instalação na calha principal do subafluente, junto ao Rio São Francisco, no trecho distante 12 km das cidades de Buritizeiro e Pirapora, a 88 km da Usina hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas.


O projeto, que há décadas permanece na pauta de reivindicações regionais (incluído em vários discursos politicos), voltou à fase de estudo ambiental, sob responsabilidade da Quebec Engenharia. A empresa aguarda emissão da autorização para captura, coleta e transporte de material biológico (Abio) por parte do órgão ambiental.

Atender a demanda energética

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a Hidrelétrica Formoso "poderá contribuir com o atendimento à demanda de energia do país, de acordo com os critérios de expansão da oferta, continuidade do suprimento frente à entrada de fontes intermitentes de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), reservação de água e regulação do Rio São Francisco".

PCH público-privada com 3 turbinas

"Trata-se de mais uma alternativa de energia renovável, uma Central hidroelétrica de menor porte, projetada para operar com 3 turbinas, executada através de parceria público-privada. Se levarmos em conta as condições hídricas e geomorfológicas, os impactos sócio-econômicos e ambientais, será um grande impulso ao desenvolvimento regional", comentou o Prefeito Jorge Humberto Rodrigues - "Jorjão", de Buritizeiro.

Projeto de várias décadas

"A instalação desta usina hidrelétrica planejada (UHE) no Córrego do Formoso, em Buritizeiro, vinha sendo estudada e avaliada - com muitos avanços e recuos - há várias décadas. Além do custo energético reduzido, a futura barragem produzirá energia limpa, abrirá novos postos de trabalho, fontes de renda e tributos para o nosso município", acrescentou o Prefeito.

Ascom/ PMB
( Hide )
  1. Estamos precisando desses incentivos p/gerar empregos e deveríamos divulgar empresas de fora que Buritizeiro/MG. é uma cidade de turismo e sem casos da COVID-19!

    ResponderExcluir

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo