Por Max Rocha
A Bacia hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19).
Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar – aumentando os riscos de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.
Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares na região centro-norte de Minas, por meio da série ‘Conheça e Preserve’, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrografia (CBH) do Rio das Velhas. Nesta lista de paisagens banhadas ou cortadas pelo rio, destaque para a Serra do Cabral e o Parque estadual criado para proteger o seu ecossistema.
Várzea da Palma e Lassance
A Serra do Cabral faz parte da Cordilheira do Espinhaço e é um divisor natural entre as Bacias dos Rios das Velhas e Jequitaí - afluentes na margem direita do Rio São Francisco. O trecho serrano - entre os municípios de Várzea da Palma e Lassance - apresenta incontáveis nascentes, cachoeiras, córregos e veredas, além de um cerrado com flora e fauna exuberantes, incluindo algumas espécies endêmicas.
Lá viveram povos indígenas nômades até aproximadamente 350 anos atrás, o que reforça a sua importância arqueológica e histórica. Eram conhecidos como Cabralinos e deixaram muitas pinturas rupestres. Já o Parque Estadual da Serra do Cabral, nos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício, ocupa uma área de 22 mil hectares, de acordo com Instituto Estadual de Floresta (IEF).
Sua importância se deve também como ponto de referência entre viajantes (bandeirantes e tropeiros) do período colonial ao longo do século XX, assim como pela literatura. Algumas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa têm como cenário o Norte de Minas, onde encontra-se a Serra do Cabral e suas características naturais que conferem singularidade regional.
O Site Upira também apoia e divulga as importantes realizações sócio-ambientais e as campanhas promovidas pelo Comitê da Bacia Hidrografia (CBH) do Rio das Velhas.
Nenhum comentário
Postar um comentário