Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

A força da tradição religiosa e cultural dos santos e das festas juninas

04/06/2020

/ by UPira
Por Max Rocha 

No mês de junho, a Igreja celebra a festa de 3 grandes santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Essas festividades, trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses, ficaram popularmente conhecidas como Festas Juninas.

Foto: Reprodução 

Antes de assumir sua forma cristã, as festas juninas tiveram origem pagã na Europa, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas. Com a expansão do cristianismo, elas ganharam novo significado.

Assim surgiu a Festa de São João, também chamada de "festa joanina" ou junina (de junho). Logo, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados. No Brasil a tradição religiosa e cultural das festas e dos santos  juninos ganhou grande apelo popular e regional.

“Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. Foi religioso agostiniano e, depois, franciscano. É o santo junino mais famoso, conhecido como o 'santo dos pobres' e 'santo casamenteiro'.

O batista e o pescador de homens 

São João Batista, cujo nome João significa ‘Deus dá a graça’, foi o precursor de Jesus. Ele se alegrou com a chegada do Messias, ainda no ventre de sua mãe, Isabel, quando recebeu a visita de Maria (Lc 1,39-43). Foi o único profeta a anunciar a chegada do salvador e a mostrá-lo no meio do povo. 

João batizou no Rio Jordão o próprio autor do batismo. Foi ele quem apontou Jesus, proclamando-o 'Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo' (Jo 1,29). Por sua vez, São Pedro foi o 1° a ser chamado por Jesus, com seu irmão André (Lc 6,14).

Cristo o convidou para deixar o barco na praia, pois o faria pescador de homens. Pedro também foi o primeiro a professar a fé no Cristo, quando disse: ‘Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo’ (Mt 16,16) – sobre esse testemunho de fé, Jesus edificou sua Igreja. 

Novena e varal solidário na paróquia 

Pedro foi morto e crucificado de cabeça para baixo. Em Pirapora, a Paróquia de São Sebastião realiza de 04 a 12/06 a novena de Santo Antônio, com celebrações transmitidas online. O dia 11 será dedicado ao Corpus Christi e o dia 13 terá programação em honra ao santo.

Durante a novena também será promovida a campanha do "Varal Solidário", recebendo roupas, agasalhos e cobertores que serão destinados à comunidade carente, que sofre principalmente na temporada de baixas temperaturas. Calor humano em tempo de pandemia e fogueiras juninas.

Na Agenda 



Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo