Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Investimento que gera energia, produtividade e impulsiona o desenvolvimento regional

29/06/2020

/ by UPira
Por Max Rocha

Fotos: HiTech Vídeo produtora

A Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), presidida por Rubens Shigueru Minami, recebeu no último dia 19/06 a visita da comitiva liderada pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; o Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Marcelo Moreira.


O Vice Governador de Minas Gerais, Paulo Brant; e a Secretária de Estado da Agricultura, Ana Valentini; juntamente com várias lideranças políticas regionais, também acompanharam o ministro em sua vista a Pirapora.

A comitiva conheceu a área produtiva e a usina solar fotovoltaica que gera 160 mil quilowatts/mês, reduzindo os custos de energia no bombeamento de água para os plantios. A usina da Auppi, construída em parceria com o Sicoob Aracoop, é mais um salto rumo ao pleno desenvolvimento do projeto irrigado.

Exemplo para o Brasil

Um exemplo de parceria institucional e desenvolvimento sustentável para outras regiões do País. O Presidente da AUPPI também pleiteou uma série de importantes demandas para a modernização e expansão do perímetro irrigado, produtor de banana, uva, manga, maracujá, laranja, tangerina, limão etc.

Na ocasião, o Ministro Rogério Marinho e Marcelo Moreira anunciaram a liberação de R$ 59,2 milhões para os Projetos Gorutuba, Jaíba e Jequitaí. A construção das barragens Jequitaí I e II possibilitará irrigar, futuramente, 35 mil hectares.


Os projetos públicos de irrigação implantados pela Codevasf no Norte de Minas produziram 264,2 mil toneladas de alimentos em 2019. Juntos, geraram 43,5 mil empregos diretos e indiretos. O valor bruto de produção (VPB), ou seja, a estimativa do valor obtido pelos agricultores com a venda da produção, somou R$ 325,7 milhões. 

Tradição e referência 

Trabalho incansável, água do Rio São Francisco, terras férteis, energia renovável são as receitas da AUPPI para que as sementes plantadas em 1979 continuem colhendo ótimos frutos em prol de Pirapora e do desenvolvimento produtivo do Norte de Minas.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo