Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Prefeitura e SEDEST ofertam leite de soja e pães para 200 famílias carentes e programas sociais

31/05/2020

/ by UPira
A vaca mecânica mantida pela Prefeitura de Buritizeiro, através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (SEDEST), completou 2 anos de pleno funcionamento. O equipamento segue produzindo pão e leite de soja para atender centenas de famílias carentes que se encontram em situação de risco ou de vulnerabilidade social.


Os alimentos produzidos pela mini usina e padaria comunitária, além de minimizarem as dificuldades financeiras entre parte da comunidade, oferta um produto (o leite de soja) de alto teor nutritivo, rico em proteínas e vitaminas, que contribui diretamente com a redução dos índices de desnutrição.

Implantada em dezembro de 2018, a vaca mecânica - e todo seu trabalho de processamento da soja e produção das massas - conta com Carlos Maurício Rosa da Luz (Coordenador), Luciano de Castro Souza (Padeiro), Adelson Pereira de Melo (Operador de maquinário) e Jair Lopes Barbosa (Auxiliar de padeiro).

Por mês, 12 mil pães e 1,8 mil litros de leite

Também atuam no setor Thykys Lopes Fernandes (Auxiliar operacional), Maria Aparecida Pereira de Jesus (responsável pela distribuição dos alimentos) e Rosângela dos Santos Pereira (Serviços gerais). “O trabalho incansável dessa equipe faz toda a diferença”, diz a Secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eva Juliana Alves Barbosa.

Semanalmente, são produzidos 450 litros de leite e 3 mil pães, com um custo mensal de R$ 15 mil - pois a soja e a lenha que abastecem a unidade é fruto de doações. A vaca mecânica também possui veículo próprio para distribuição destes itens junto a comunidade. No mês de dezembro também foram produzidos 500 panetones distribuídos entre o público atendido pelos programas sociais da SEDEST.

São 200 famílias beneficiadas

Inicialmente eram atendidas 110 famílias, com a oferta de leite e pães – número progressivamente ampliado para 200 famílias beneficiadas, todas inscritas no cadastro social único (CadÚnico) e acompanhadas pelo CRAS/Centro de Referência em Assistência Social. A Vaca mecânica funciona na Rua 21 de abril - Centro, próximo ao Estádio Claudemiro Fernandes Torres.

Importante investimento social

O Prefeito Jorge Humberto Rodrigues - “Jorjão” lembrou o esforço da atual Administração municipal para reativar, reformar e ampliar a Vaca mecânica - atendendo todas as exigências técnicas e normas sanitárias para manipulação de alimentos. A unidade foi fechada pelo governo anterior, alegando inviabilidade financeira e prejuízo para os cofres públicos.

Para o prefeito, “mesmo num momento de dificuldades financeiras entre a grande maioria das prefeituras, manter um investimento social desta envergadura e importância é motivo de emoção, satisfação e certeza que fazemos valer o lema #QuemAmacuida. Além das famílias carentes, a produção da vaca mecânica atende ao Projeto AABB Comunidade e ao Programa Conviver, mantido pela SEDEST.

Ascom/PMB

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo