Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Educação e resistência: Projeto social prepara alunos para o ENEM

15/07/2020

/ by UPira
O ensino superior é uma ferramenta de acesso e sobrevivência da juventude

Por Larissa Rocha 

Mesmo com tantas dificuldades históricas e a realidade imposta pela pandemia do coronavírus, o Instituto Opará encarou o desafio de continuar promovendo as aulas, pelo meio virtual, para jovens de setores populares do município de Buritizeiro/MG.

Em 2019, o cursinho popular também promoveu e participou de diversas atividades culturais. Essas ações estão paradas devido ao coronavírus - Fotos: Ascom

“Precisamos ocupar esses espaços que nos pertencem e fortalecer os jovens para os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. É vital entender que a educação (do modo que conhecemos e defendemos) está na linha de frente da resistência democrática no país. Ela é o caminho para lutar pela vida acima do lucro”, afirma uma das diretoras do Instituto Opará, Larissa Rocha.

O trabalho do instituto é comprometido com o povo (assim como de outros cursinhos populares no país). Ele é sustentado por uma política de solidariedade de classe, longe do lucro e interesses privados: “Os estudantes estão em casa devido à pandemia e suspensão das aulas. Muitos deles sem as condições necessárias para estudar, como falta de acesso à internet. Às vezes não têm ao menos computador ou um material de estudo”, enfatiza Jadson Silva, professor e membro da coordenação do cursinho.

Reinventar e multiplicar conhecimento

O programa do cursinho do Instituto Opará se baseia na metodologia da educação popular para preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Um dos educadores voluntários é o jovem estudante de medicina Gabriel Johnny. Ele é buritizeirense, ministra as aulas de Biologia e pôde alcançar o sonho do ensino superior.

Mesmo online, os educadores voluntários usam da criatividade e inovação para passar o conteúdo da melhor forma para os alunos.

“Sei quantos desafios um jovem da periferia de um município do interior vai enfrentar nesse caminho. Mas, além do conteúdo das disciplinas exigidas do Enem, desejamos incentivar os alunos a se enxergarem na universidade e no mercado de trabalho com perspectivas de futuro”, comentou o educador.

“Partimos do ponto que a educação deve ser um direito assegurado ao povo brasileiro. Por isso é gratificante participar de projetos como este que promovem a inclusão. Enfrentamos muitos desafios além da pandemia: assiduidade, insegurança dos alunos em relação ao exame, ansiedade, falta de acesso, entre outros. Por isso nosso maior empenho é para fortalecer os educandos a continuar os estudos de forma sistêmica”, ressaltou a educadora buritizeirense, Camila Ribeiro Rocha.

“A sustentabilidade do projeto também garante o desenvolvimento em rede no município, fomentando parcerias, propagando informações e auxiliando na garantia de direito das famílias do nosso município. Focamos na transformação de vida. Queremos que nossos jovens olhem para o ensino superior e mais, que pensem: sim, eu posso”, finaliza a voluntária Larissa Rocha.

Histórico 

O Cursinho Popular do Instituto Opará é realizado desde agosto de 2018, com professores voluntários, para alunos dos setores populares dos municípios de Buritizeiro e Pirapora. Ele está localizado à Rua Guajajaras, 561, Bairro Belo Horizonte, Buritizeiro/MG. Também integra a “Rede Nacional de Cursinhos Populares Podemos +”.

A seleção dos alunos foi feita via edital de ampla concorrência, quem tiver interesse de acompanhar as aulas online ainda pode se inscrever de forma extemporânea. As informações estão no nosso site https://institutoopara.wordpress.com ou pelos telefones (38) 998270199 / 999341938. 

O cursinho também está aberto a voluntários (nas áreas de educação, financeiro, limpeza, comunicação, cultura, social e administrativo), inclusive para ministrar as aulas de matemática e inglês, conteúdos que ainda precisam de colaboradores.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo