Da Redação
Operação pente fino e limpeza geral na web: O Facebook confirmou a remoção de uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao Partido Social Liberal (PSL) e a gabinetes da família Bolsonaro.
Fotos: Reprodução
Segundo a empresa, essas contas estavam envolvidas com a criação de perfis falsos e com "comportamento inautêntico" - quando um grupo de páginas e pessoas atuam em conjunto para enganar outros usuários sobre quem são e o que estão fazendo.
Foram apagadas 35 contas, 14 páginas e 1 grupo no Facebook, além de 38 contas no Instagram. Cerca de 883 mil pessoas seguiam uma ou mais dessas páginas no Facebook. Em torno de 917 mil seguiam contas do grupo no Instagram.
Boicote de anunciantes e "fake news"
Uma auditoria independente criticou o posicionamento da empresa em relação aos direitos civis. O Facebook ainda enfrenta o boicote de anunciantes e movimentos civis que podem medidas mais duras contra a propagação de ódio nas redes.
Os conteúdos publicados se referiam a notícias e eventos, incluindo política e eleições, memes, críticas a opositores, organizações de mídia e jornalistas, e também sobre a pandemia de coronavírus. Algumas páginas e perfis também eram investigados por propagarem "fake news".
O grupo usava uma combinação de contas duplicadas e contas falsas para evitar a aplicação de políticas da plataforma. A remoção levou mais em conta o comportamento dos internautas, e não especificamente os conteúdos.
Nenhum comentário
Postar um comentário