Movimento ecológico e Upira promovem informação e educação ambiental
Redação UP
As veredas são ambientes extremamente importantes para qualquer região, pois são consideradas como caixas d´água, já que é o local onde acumula a água de chuva que cai no Cerrado.
As veredas exercem papel fundamental na manutenção da fauna, pois atuam como local de pouso para a avifauna, de refúgio, de abrigo, de fonte de alimento e de local de reprodução também para a fauna terrestre e aquática.
As matas ciliares são coberturas vegetais nativas que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. Essas matas evitam os processos de erosão do solo e mantem a qualidade das águas dos rios e lagos.
Também cumprem a importante função de corredores para a fauna. O nome ‘mata ciliar’ vem do fato de serem tão importantes para a proteção de cursos d’água como são os cílios para os nossos olhos.
Avanço dos impactos ambientais
As veredas e as matas ciliares integram o Cerrado, rico em biodiversidade e potencial aquífero, o 2° maior bioma do Brasil e da América do Sul. Também é o 2° bioma que mais sofreu alterações causadas pela ocupação e atividades humanas (o primeiro é a Mata Atlântica).
Nos últimos 50 anos o avanço da urbanização, da fronteira agropecuária e da exploração extrativista - para incrementar a produção de carne, grãos, frutas, madeira e carvão, progressivamente esgotaram os recursos naturais nas áreas originais do cerrado, veredas e matas ciliares.
Viva o Cerrado vivo!
O Cerrado abriga as nascentes de 8 das 12 regiões hidrográficas brasileiras, incluindo a Bacia do Rio São Francisco, e responde por 1/3 da biodiversidade do Brasil. Porém, já perdeu cerca de 50% de sua área original. A redução do bioma alterou o regime de chuvas, diminuindo a vazão dos rios. Por isso é tão necessário preservar o bioma.
Saiba mais em: https://bit.ly/2WiyjGA
Nenhum comentário
Postar um comentário