Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Programa Agente Local de Inovação em Tempos de Crise fortalece gestão de pequenos negócios em Pirapora

29/08/2020

/ by UPira
Iniciativa gratuita do Sebrae Minas estimula a inovação e a capacidade empreendedora

Os pequenos negócios foram um dos segmentos mais atingidos pela pandemia da covid-19. Um levantamento do Sebrae mostra que 82% dos micro e pequenos empreendedores sofreram queda de faturamento.  E para auxiliá-los a buscar estratégias de enfrentamento para a crise, o Sebrae Minas está desenvolvendo de forma gratuita o programa Agente Local de Inovação (ALI) em Tempos de Crise, um atendimento que surgiu a partir da ideia de aplicar algumas das ferramentas do programa ALI convencional.

A ação já mostra resultado com pequenos negócios na microrregional de Pirapora, no Norte de Minas, como explica a assistente do Sebrae Minas Isabela Lima. “Ao realizar os atendimentos, percebi que o empreendedor tem várias ideias sobre como resolver problemas, inovar e implementar melhorias, mas tem dificuldade de colocar em prática. Com o nosso suporte, eles conseguem priorizar o que é mais importante e urgente. Assim, conseguem criar cronogramas de execução e melhorar a gestão”, ressalta.

Cristiane da Silva Gomes, proprietária do Helenas Bar e Restaurante, uma das atendidas pelo programa. - Foto: Arquivo Pessoal 

Um exemplo é a microempreendedora Cristiane da Silva Gomes, proprietária do Helenas Bar e Restaurante, na região central de Pirapora.  Ela conta que a ajuda do programa foi fundamental para ela se reerguer após o impacto da pandemia. “Por meio do atendimento do Sebrae, percebi que preciso investir no delivery, manter minhas redes sociais atualizadas e também remodelar o espaço físico do restaurante para dar maior mobilidade e conforto aos clientes.  Passei a enxergar novos caminhos e um novo ânimo para meu negócio”, comemora.

Cristiane reforça que as orientações foram ainda mais importantes porque ela teve que se adaptar à nova realidade. Atualmente cerca de 80% do seu faturamento vem do delivery ou de clientes que buscam a comida no local, sendo que antes as vendas eram praticamente todas no próprio estabelecimento.

Modernização

Proprietária da Madeireira São Francisco, em Pirapora, Viviane Luiza Rocha também recebeu atendimento do programa ALI em Tempos de Crise. 

“Eu precisava modernizar meu atendimento para agilizar as vendas. Até tinha algumas ideias, mas não executava. Com as orientações do ALI, decidi que era hora de colocar em prática. Adquiri uma impressora e agora todos os produtos possuem leitor etiquetados com código de barra para leitura de preço. A medida agilizou meu atendimento e desafogou muito nosso trabalho.  Continuo sendo orientada pelo ALI e estamos discutindo outras ações para melhorar cada vez mais. Estou muito feliz e revigorada com as orientações”, diz a empreendedora. 

Os empreendedores interessados em receber o atendimento com a metodologia ALI em Tempos de Crise podem procurar agencia do Sebrae Minas em Pirapora, na Rua Mato Grosso, 410, sala 105 ou ligar no 38 3741 3390.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo