Max Rocha
A intensidade da estiagem causou um prejuízo estimado de R$ 900 milhões no Norte de Minas, na safra agrícola 2019/2020, segundo números do relatório apresentado pelo Superintendência Regional da Emater na reunião com o Governo do Estado, que debateu as ações de socorro às vitimas da seca.
O evento organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) trouxe a Montes Claros o Coronel Oswaldo Marques, Chefe do Gabinete Militar de Minas Gerais e Coordenador estadual de Defesa Civil, além de dirigentes do DNOCS, Emater, Codevasf, Copasa, IGAM, Idene e Exército.
O relatório da Emater mostra ainda que 20 mil famílias ainda tem limitação de acesso a água potável em quantidade e qualidade suficiente. O Presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, Prefeito de Ibiai, explica que os dados levantados pela Emater são de grande impacto, pois provocaram a estagnação da economia em quase todos municípios.
Por isso, a AMAMS cobra do Estado e da União, além de ações paliativas - como os caminhões-pipas para abastecer famílias sem água e distribuição de cestas básicas - que sejam adotadas medidas estruturantes, como barragens, barraginhas, poços perfurados e equipados, e apoip ao homem do campo para plantio.
Licenças ambientais e situação de emergência
A associação intermunicipal reivindica, também, a desburocratização de um grande número de licenças ambientais - situação que tem desmotivado quem depende da atividade agrícola, impedido investimentos e desenvolvimento de vários empreendimentos produtivos na região norte-mineira.
Outro aspecto observado por Lara Batista Cordeiro é que o Coronel Oswaldo Marques, Coordenador da Defesa Civil em Minas, residiu em Montes Claros e conhece bem a realidade dos danos socioeconômicos causados pela seca. Equipes técnicas visitaram os municípios de Capitão Enéas e Francisco Sá.
A AMAMS pediu que o Estado antecipe a entrega da água a partir de 1º de setembro e prossiga até a chegada do período chuvoso. O Governo tem R$ 9,3 milhões reservados para as ações de enfrentamento aos danos causados pela seca. A reunião, em Montes Claros, limitou o número de participantes e transmitida através da TV AMAMS.
O Governo de Minas decretou a situação de emergência em 129 municípios da área mineira da Sudene, incluindo os Vales do São Francisco e Jequitinhonha, convivendo com falta de chuvas, reservatórios secos, perdas expressivas nas lavouras, nos rebanhos e consequente êxodo rural.
Nenhum comentário
Postar um comentário