O processo de restauração do centenário Vapor Benjamim Guimarães foi iniciado, nesta quarta-feira, (21/10), com a chegada da empresa que realizará a recuperação e melhorias do patrimônio estadual.
Logo no início da manhã, os representantes da empresa Indústria Naval Catarinense (INC) estiveram na Prefeitura de Pirapora, para uma reunião com as secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Governo. A empresa vencedora do processo licitatório, gerido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA – MG), solicitou o suporte logístico da Prefeitura, na retirada da embarcação do Rio São Francisco e também na cessão de um espaço para o trabalho dos profissionais, durante a recuperação.
De acordo com Josuan Morais Jr., diretor executivo da INC, o Vapor Benjamim Guimarães poderá ficar pronto em até oito meses, para navegar as águas do Velho Chico, novamente.
Turismo que traz mais emprego e renda
Outra pauta importante tratada com a Prefeitura de Pirapora foi sobre a contratação da mão de obra necessária. Serão gerados quarenta empregos diretos, os quais terão o processo de contratação conduzido pelo SINE de Pirapora, que fará a triagem inicial dos profissionais e os conduzirá para realizar os testes, junto a uma empresa de recursos humanos, já contratada pela INC.
“Nossa intenção é privilegiar, ao máximo, a própria cidade. Contrataremos essa mão de obra que precisaremos aqui, bem como vamos dar preferência para as empresas e prestadores de serviços de Pirapora, como restaurantes, hotéis, fornecedores de insumos e materiais. É uma forma de colaborarmos com o aquecimento da economia local, gerando emprego, renda e oportunidades”, destacou Josuan Morais.
O diretor da empresa ainda fez questão de tranquilizar a população piraporense, quanto à qualidade do trabalho. “Nossa empresa tem know-how para um trabalho tão importante como esse. Sabemos da linda história do Vapor Benjamim Guimarães e o quanto ele representa para a região e toda a Minas Gerais. Essa histórica embarcação tem características muito peculiares, que vamos buscar manter à risca, todas suas características, oferecendo mais segurança e conforto, para as navegações turísticas”.
Vagas de emprego
Para a reforma do vapor, estão sendo ofertadas vagas para ajudantes de produção, carpinteiros, eletricista industrial, tubulador industrial, montador, caldeireiro, marceneiros de móveis, mecânico, pintor industrial e soldador.
Os profissionais selecionados terão um contrato inicial de quatro meses, com possibilidade de extensão de mais 120 dias. Os interessados devem procurar o SINE de Pirapora, munidos da carteira de trabalho, CPF e identidade, na rua Tiradentes, nº 134, no centro de Pirapora (ao lado do Procon).
Nenhum comentário
Postar um comentário