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Para ficar bem na foto: A divulgação e o sabor dos alimentos começam pelos olhos

08/12/2020

/ by UPira

 Por Max Rocha

Aconteceu nos dias 03 e 04/12, no Hotel Canoeiros, a 1ª Oficina de Food Styling realizada pelo SEBRAE-MG em Pirapora. Evento inédito na cidade e região, a oficina (conduzida pelo Chef de cozinha e Professor especialista Bruno Déde), apresentou e colocou em prática técnicas de fotografia para divulgação de pratos e cardápios dos mais variados estabelecimentos comerciais. O assunto também atraiu jornalistas, fotógrafos e influenciadores digitais.

Fotos: Ivan Rodrigues 

A oficina, apoiada pela Associação Nosso Turismo (ANTUR) e pelo Hotel Canoeiros, foi acompanhada pelo Upira e o Buteco do Max. Mais uma iniciativa do Sebrae dentro do programa de retomada, voltado para os setores de alimentação e hospedagem impactados pelos efeitos econômicos da pandemia da covid-19. A oficina contou com 2 turmas, manhã e noite, com amplos conteúdos teórico e prático.


Quando uma pessoa pensa em Food styling ela imagina: “Ah, é a forma como a pessoa coloca a comida no prato”? Não, na verdade é muito mais do que um prato com elementos estéticos. Trata-se de um pensamento estratégico aplicado ao processo produtivo, ao produto ou a experiência. Valoriza os ingredientes e sabores, a forma como são apresentados, o espaço em que o consumidor está se alimentando, os utensílios, a embalagem do produto.

Mais do que mil palavras

O Food styling explora os elementos visuais de alimentos, agregando a eles atrativos gastronômicos. Os participantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, praticando todos os conceitos e técnicas aprendidas ou aperfeiçoadas durante a oficina. Além da expertise para análise das necessidades do mercado e dos consumidores, o “estilo de comida” (na tradução direta) torna a refeição mais atrativa e funcional, utilizando da criatividade e usabilidade para produzir imagens inovadoras.


O Food styling evoluiu o simples ato de se alimentar (como necessidade biológica) para o autoconhecimento, descoberta de sabores, inserção cultural, responsabilidade, sustentabilidade, prazer e percepção, agregando valor, identificando novos produtos, serviços ou experiências. A comida tem sua própria maneira de expressão. É mais do que um produto, é uma experiência que expressa desejo, invoca vivências e memórias, estimulando os 5 sentidos. 


A conclusão é que o processo de criação e elaboração de um menu, deve levar em conta não apenas a harmonização de texturas, cores, contrastes, consistências, temperaturas e sabores, como também o impacto estético que torna a apresentação dos alimentos um chamariz. O Food Styling potencializa a gastronomia (arte de cozinhar para proporcionar prazer aos que comem), dando ressignificado à relação dos consumidores com a comida e a forma como os alimentos vão à mesa ou chegam pelo delivery. 


Segundo João Paulo (Publicitário e Diretor de Arte da Kamaleão Comunicação), "aprimorar técnicas e truques para arrasar em fotos ajudam o empreendedor a ter mais sucesso e eficiêcia em suas redes sociais. Sempre incentivamos nossos clientes a buscarem o conhecimento, e somos parceiros nesse processo".

A equipe do Sebrae para a microrregião de Pirapora conta com o bom trabalho de Katia Leite (Analista técnica), Isabela Lima - (Assistente técnica) e Thereza Rachel (estagiária).


















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