Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Reitoria e superintendência enaltecem trabalho dos servidores do HUCF no enfrentamento da Covid-19

09/12/2020

/ by UPira

 “A pandemia nos trouxe uma realidade diferente e tivemos que reaprender muitas coisas. E, nesta hora, observamos que vocês são mestres na arte do cuidar”. A afirmação foi proferida pelo reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza durante a abertura da Semana do Natal 2020 do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A programação teve início na segunda-feira (7/12) segue até sexta-feira (11/12).


Com apresentações musicais, distribuição de presentes para as crianças e parturientes, missa e várias atividades, o HUCF recebeu para solenidade de abertura da Semana a banda da 11ª Região Integrada da Polícia Militar de Minas Gerais, que esteve sob a regência do sargento Cláudio Ricardo Alves. Durante a solenidade, foram homenageados simbolicamente os setores que seguem na linha de frente do combate à pandemia, representados por servidores e toda a equipe assistencial do HUCF.

A superintendente Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes enalteceu o trabalho e o comprometimento dos servidores do HUCF, e destacou a superação do “desconhecido Coronavírus” e como o hospital se preparou para o enfrentamento da pandemia. “Tivemos medo, já que não sabíamos como seria a chegada da Covid-19 na cidade e como afetaria o nosso trabalho. Mas, não fugimos à luta. Nossas equipes se capacitaram e se qualificaram. Foram dias árduos, de luta, de entrega total dos nossos servidores. Todos os setores do HUCF se prepararam para receber da melhor forma possível os usuários do SUS que estavam acometidos com a suspeita ou com a doença”, comemora a superintendente.

Príscilla Barros lembrou ainda do exemplo vindo das costureiras, “que se dedicaram todos os dias para produzir os capotes que auxiliaram a proteção da equipe assistencial durante o atendimento aos pacientes. Costuramos a nossa luta diária. Aprendemos a vencer o medo com o objetivo maior que é salvar vidas”, afirmou orgulhosa a superintendente.


Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar trouxe alento a todos os servidores durante o pronunciamento. Enalteceu o esforço e a dedicação dos servidores na batalha contra a Covid-19. “Nem todos têm essa vocação do cuidar do outro. Olhar para o outro com olhos de amor, compaixão. Essa instituição é referência regional no cuidar do próximo. Essa é uma das maiores provas de amor. Somos um hospital do povo e para o povo, mas também somos formadores de profissionais capacitados. Tenho muito orgulho dos profissionais que são formados na Unimontes e que têm o HUCF como hospital-escola. Aqui, preparamos os futuros médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos entre tantos outros para o mercado de trabalho. Só tenho a agradecer pelo carinho, respeito, entrega e dedicação aos nossos usuários do SUS, especialmente neste momento de pandemia. Temos uma equipe destemida e valente que cuida com determinação e competência. Nosso reconhecimento e gratidão”, engrandeceu o reitor.

“A equipe CTI Covid se sente extremamente lisonjeada com o reconhecimento das diretorias e superintendência do HUCF e da reitoria da Unimontes. Estamos aqui para faze um trabalho de excelência com todos os nossos pacientes, em busca da cura. É um trabalho em constante construção, mas que vem se desenvolvendo e está cada dia melhor”, ressaltou o gerente de Enfermagem da CTI Covid, Jane Tolentino Barbosa.

Durante a pandemia, o Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso “Eny Faria de Oliveira” (Crasi) está voltado especialmente para o atendimento aos servidores com suspeita ou acometidos pela Covid-19. Médica do escritório da Qualidade e do Crasi, Isabela Carine Ramos Nascimento agradeceu o reconhecimento do trabalho de toda a equipe durante este período. “Fiquei extremamente feliz e grata pelo reconhecimento não apenas o meu, mas de todos que estão nesta luta de dedicação e trabalho incansável contra a pandemia. Começamos do zero, sem fluxo, mas foi uma construção coletiva para o melhor atendimento aos servidores do HUCF. Hoje, vejo como se sentem amparados pela instituição, com um trabalho prestado com atenção, respeito e apoio aos servidores”, finalizou a médica.

Capacidade e cuidados 

O HUCF, unidade vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que assiste uma população de 1,6 milhão de habitantes, especialmente no Norte de Minas, adotou uma série de procedimentos novos para o enfrentamento permanente da pandemia. Com o apoio e esforço dos profissionais, apoio de voluntários e da estrutura disponibilizada pelo Estado, as equipes multidisciplinares de assistência aos pacientes do SUS passaram por inúmeras capacitações. O hospital adotou todos os cuidados para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários. Cumpriu protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, bem como as normas e procedimentos das secretarias de Estado de Saúde e do Município de Montes Claros na área da Saúde e portarias da Universidade Estadual de Montes Claros.


Atualmente, no CTI Covid-19 HUCF são 20 leitos, com o atendimento direto de 24 médicos, 17 enfermeiros, 13 fisioterapeutas e 52 técnicos de enfermagem, além de estagiários e do pessoal de conservação. Os leitos são equipados com monitorização e ventiladores para uma assistência intensiva.

Quer saber mais sobre semana natalina do HUCF? Confira abaixo a programação completa:

Programação

08/12 – Terça – Cantata de Natal com o Grupo JABS – 8h30 e 19h

09/12 – Quarta – Apresentação Musical Professor Edinyr Emiliano Macedo – 10h

09/12 – Quarta – Apresentação Musical com o Musicista Robert Amintas – 19h

10/12 – Quinta – Apresentação Musical Professor Edinyr Emiliano Macedo – 10h

10/12 – Quinta – Apresentação Musical com o Musicista Robert Amintas – 19h

11/12 – Sexta – Doação da de kits pela AVAHU para parturientes da maternidade Maria Barbosa

11/12 – Doação de brindes para adultos da pacientes adultos da Clínica Médica, Pronto Socorro, Clínica Cirúrgica e CTI Adulto

 11/12 – Sexta  – Missa de encerramento na recepção do Crasi – 16h


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo