Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Em tempo de pandemia, religiosos rogam por São Sebastião, padroeiro de Pirapora

19/01/2021

/ by UPira
Por Max Rocha 

Após o ciclo natalino - encerrado com a tradição regional das folias de reis - a comunidade católica vive mais um período de louvor dedicado a São Sebastião. 

Fotos: Nilson Rodrigues e Luiz Claudio - Pascom 

O santo padroeiro de Pirapora e Lassance também tem inúmeros fiéis nas cidades e localidades rurais de Jequitaí, Ibiaí, Lagoa dos Patos e região.

O santo-mártir, ex integrante da Guarda pretoriana romana, é considerado (pela fé e tradição religiosa) o protetor da humanidade e dos homens do campo, das lavouras e dos rebanhos contra a fome, a guerra, as pragas e a seca. É o guardião dos militares e dos presos, dos feridos e enfermos.

Em tempo de pandemia, o louvor ao santo ganhou um apelo mais fervoroso, pois ele também é intitulado protetor contra a peste. Para prevenir o contágio do novo coronavírus, as programações religiosas, festivas e culturais alusivas à sua novena (com presença de público) foram canceladas.


Sem poder realizar missas campais, quermesses (barraquinhas), procissões, cavalgadas, levantamento de mastros, shows musicais etc - em respeito aos protocolos de saúde preventiva e distanciamento social - restou aos religiosos promover e acompanhar, pela internet ou rádio, as transmissões das missas.

Carreata no feriado do dia 20

Assim, as missas celebradas em Pirapora, no período de 11 a 19/01, dedicadas ao novenário do santo, foram transmitidas pelo canal oficial e as redes sociais da Paróquia de São Sebastião. Neste ano, o tema da novena foi “Caminhemos na esperança”. As atenções ficaram voltadas para o dia 20 de janeiro, feriado religioso.

 
Além da celebração de missas às 6, 8, 10, 17 e 19 horas (também transmitidas online), às 20 horas uma carreata percorrerá as principais ruas e avenidas de Pirapora, passando também pelas igrejas-sedes das paróquias de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santos Dumont, e Sagrado Coração de Jesus - no Bairro Cícero Passos.

Reforma do teto da Matriz

Paralelamente vem sendo promovida a campanha para custear mais uma reforma na Igreja Matriz de São Sebastião, desta vez a recuperação de 450 m2 do seu forro de madeira, obra estimada em R$ 67,5 mil. Patrimônio histórico e arquitetônico, a igreja Matriz (na Praça Coronel Ramos) completará 103 anos de existência, sendo inaugurada em 10 de março de 1918.

A “Igreja mãe”, entre todas as paróquias da cidade, teve sua construção conduzida pelo Frei franciscano Leopoldo Van Winckel, com apoio de uma comissão comunitária presidida por Joaquim Rodrigues Santiago. As obras seguiram a planta elaborada pelo Frei Norberto Beaufort, do Colégio Santo Antônio, de São João Del Rei/MG.

( Hide )

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo