Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Zema assina ordem de serviço para obras do Sistema São Francisco, em Ibiaí

20/01/2021

/ by UPira

Empreendimento beneficiará 430 mil pessoas de Montes Claros e Norte de Minas, garantindo abastecimento de água até 2050

Por Max Rocha

O Governador de Minas, Romeu Zema, e o Presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, assinaram nesta terça-feira (19/01), na cidade de Ibiaí, no Norte de Minas, distante 70 km de Pirapora, a ordem de serviço para início das obras do Sistema de Abastecimento de Água de Montes Claros - o "Sistema São Francisco".

Fotos:  Gil Leonardi - Imprensa MG

Serão investidos R$ 257,3 milhões na obra, que abastecerá 430 mil moradores da região, garantindo água pelos próximos 30 anos. Além disso, prevê a geração de 800 empregos diretos e indiretos. A água será captada por meio de balsas flutuantes no Rio São Francisco, em Ibiaí, e enviada até a Estação de Tratamento de Água/ETA local.


Após, a água tratada será conduzida por um sistema de adutoras, com 4 elevatórias, até o reservatório na área da ETA Pacuí, no vizinho município de Coração de Jesus. Zema destacou a importância da obra para o desenvolvimento do Norte de Minas, garantindo abastecimento e atração de novos investimentos. 

Reivindicação antiga da população 

A Prefeita de Ibiaí, Sandra Maria da Fonseca Cardoso, afirmou que a obra (uma demanda antiga da população) também representa esperança para a região. Os recursos para financiamento do empreendimento são provenientes de uma operação de crédito da Copasa junto ao Banco Europeu de Investimentos/BEI.


A conclusão do Sistema São Francisco está prevista para maio/2022, tendo capacidade de captar 500 litros de água/segundo. O investimento complementará o Sistema Pacuí (implantado em 2018), levará água até Montes Claros e abastecerá os municípios de Coração de Jesus e Ibiaí, região atingida por estiagens prolongadas.


O Sistema São Francisco, em conjunto com o Sistema Pacuí, permitirá (durante o período chuvoso) a recuperação do Sistema Verde Grande | Barragem de Juramento, que desde a diminuição das chuvas no Norte de Minas não abastece mais, suficientemente, a cidade de Montes Claros.









Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo