Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Nova variante do coronavírus é encontrada em Pirapora

21/05/2021

/ by UPira

Pacientes de 42 e 57 anos foram identificados com a linhagem p.1 (cepa de Manaus)

Por Vinicius Barreto/Ascom


Após investigação de vários casos confirmados para o coronavírus, o Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid-19 de Pirapora (CTEC) confirma nova variante identificada com a linhagem P.1 do coronavírus. O relatório foi enviado pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Das 98 amostras genotipadas pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias, as quais foram provenientes de pacientes residentes de Minas Gerais, duas são de Pirapora. Trata-se de um homem de 42 anos e uma mulher de 57. A paciente ficou internada por 34 dias, indo a óbito no início do mês. 

O Comitê Técnico de Enfrentamento de Pirapora está investigando novos casos confirmados que possivelmente podem ter ligação com os dois pacientes da nova variante, P.1. 

De acordo com a Fiocruz e com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Coordenação Geral de laboratórios de Saúde Pública a variante P.1 é mais transmissível e com a alta circulação de pessoas tem favorecido para o surgimento de novas variantes no país. 

Nesse novo cenário há uma preocupação das equipes de saúde no perfil potencialmente mais transmissível, porém ainda está em observação a associação dessas novas variantes com uma evolução dos quadros clínicos. 

O Comitê Técnico de Pirapora solicitou ao Estado investigações de variantes após confirmação (em março) da circulação de linhagem P.2, identificada em paciente de 53 anos com relatos de viagem.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo