Ascom/Buritizeiro.
A Prefeitura de Buritizeiro promoveu, neste final de semana, várias ações de Fiscalização Sanitária em estabelecimentos das zonas rural e urbana.
Observando o que é previsto no Decreto Municipal 070/2021, a equipe técnica da Vigilância em Saúde efetuou a fiscalização, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil de Buritizeiro.
Com o intuito de fortalecer as medidas de prevenção e enfrentamento da Covid-19, a equipe de fiscalização iniciou a operação na sede da Polícia Militar, onde foram traçadas as estratégias de abordagem e os pontos de visitação, baseadas no histórico de denúncias. Sítios e casa de eventos foram fiscalizados, já que o decreto proíbe a ocorrência de eventos particulares (festas clandestinas), dentre outras recomendações.
Durante a operação, em um sítio, foi constatada a realização de um aniversário, com aproximadamente 120 convidados. Na abordagem dos fiscais, os participantes do evento fugiram do local. No entanto, o organizador do evento foi identificado e notificado sobre a infração cometida e assim, responsabilizado pela transgressão sanitária.
Foram adotadas ainda as medidas sanitárias cabíveis e aberto o auto de infração para o proprietário do espaço. Além disso, os procedimentos administrativos estão sendo instaurados, para consolidar todas as legislações que tratam sobre a proibição de festas e eventos particulares nesse momento da pandemia.
A Prefeitura de Buritizeiro, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, com o apoio das forças de segurança, reforçam para a população a necessidade do cumprimento das determinações do decreto, sobretudo, no que se refere à proibição da aglomeração de pessoas e os cuidados sanitários que ainda são indispensáveis.
Com a alta incidência de casos de Covid-19 na região, o enfrentamento da pandemia ainda é um desafio para a Saúde Pública, sendo assim uma responsabilidade de todos, os cuidados com a prevenção. As operações de Fiscalização Sanitária serão mantidas, bem como a aplicação das punições para os infratores.
Nenhum comentário
Postar um comentário