Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Governador de Minas pede ligação ferroviária entre Pirapora e Unaí

15/07/2021

/ by UPira

Por Agência Minas 

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (12/07), da entrega do Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF) ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O estudo é formado por um portfólio de projetos priorizados para a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária no estado.

Foto: Divulgação VLI

Durante a solenidade, o governador destacou o inédito plano para atração de investimentos neste modal no estado que detém a maior malha ferroviário do país. “É a primeira vez na história de Minas Gerais que um governo produz um estudo com um elevado nível de detalhamento. Vale lembrar que nenhum país da América Latina tem um plano ferroviário como o nosso”, explicou. 

Os estudos realizados no PEF apresentaram várias oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado, como a ligação entre Pirapora - Unaí - Luziânia (GO), com 420 quilômetros de extensão. A implantação desta ferrovia permitiria o carregamento em grande quantidade de pó de basalto, existente em abundância no Triângulo, para remineralização de solo da região Noroeste de Minas.

O Noroeste Mineiro é apontado como a nova fronteira agrícola do país, tendo a ferrovia como uma das principais engrenagens, uma vez que este meio de transporte é essencial para o escoamento da produção agrícola e também para a remineralização de solo, o que permitiria converter áreas degradadas de cerrado não produtivo em solo agricultável, com grande potencial para alavancar as exportações brasileiras.


( Hide )
  1. Noticia de suma importãncia!!!..,tomara que saia do papel...😃😃😃😃😃😃👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabens Minas Gerais. Parabens Zema!!! Nao perca o povo de vista. Nao perca o progresso de vista. Nao perca Minas de vista.... nao perca o bom trabalho e a honestidade de vista.

    ResponderExcluir

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo