Coluna Visão do Esporte
por Hebert Vinicius
Lei do mandante aprovada
O Senado Federal aprovou, na terça-feira (24), o projeto de lei 2336/2021, chamado de projeto “Futebol Livre”, mas mais conhecido como “Lei do Mandante”.
O texto altera o artigo 42-A da Lei Pelé, que fala sobre a comercialização dos direitos de transmissão, e teve relatoria do ex-jogador e atual senador Romário (PL-RJ). O projeto de lei aprovado determina que o time mandante passa a ter o direito de negociar isoladamente a transmissão da partida, diferentemente de como é feito atualmente, em que o direito é distribuído entre os times mandante e visitante, pelo fato de a legislação determinar que os dois clubes envolvidos na realização do jogo precisam estar em acordo para a realização da transmissão.
Além disso, o próprio clube poderá transmitir o evento, abrindo uma nova possibilidade de fonte de receita. Se não houver definição do mando de jogo, a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens dependerá da concordância dos dois clubes.
Datas Fifa geram atritos
Com os clubes pressionados pela falta de dinheiro e sem interesse em ceder gratuitamente os atletas para os seus países de origem, correndo, assim, o risco de recebê-los de volta das datas FIFA com lesões, a pandemia do coronavírus se transformou na “tempestade perfeita” para a rebelião.
Um motim que teve início com a Premier League, da Inglaterra, e foi seguido pela LaLiga, da Espanha, e a Serie A, da Itália, colocou em xeque os planos da FIFA e poderá gerar um impasse complicado para o futebol resolver.
Os clubes foram desautorizados a liberar seus jogadores, com a pandemia servindo como pretexto para as equipes peitarem a FIFA, algo que sempre foi um desejo delas. As reclamações nunca haviam conseguido ter muito eco depois que o calendário do futebol foi organizado para que algumas poucas datas ao longo do ano fossem separadas para amistosos e competições entre seleções.
(Fonte: Máquina do Esporte.)
Charge da Semana
O jornalista Hebert Vinicius (MTB 17.033) é especializado em jornalismo esportivo. Tem como destaque em sua bagagem profissional, as coberturas do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro (2011 e 2012), da Superliga de Vôlei Masculino (2009 a 2014) e diversas outras competições em todo o Norte de Minas. Atualmente faz parte da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pirapora, é membro do Conselho Municipal de Esportes e atua nas transmissões esportivas da Rádio Pirapora.
Nenhum comentário
Postar um comentário