Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Artesanato de Pirapora tem espaço na CasaCor Minas

21/09/2021

/ by UPira

Artesãos do município contam com o apoio do Sebrae Minas para produção e divulgação das tradicionais carrancas



Dois artesãos de Pirapora, no Norte de Minas, terão suas carrancas expostas em uma das maiores mostras de design, arquitetura e paisagismo da América Latina. A 26ª edição da CasaCor Minas, que terá o tema 'A Casa Original', será realizada de 14 de setembro a 17 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, em uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados.

As carrancas feitas de madeira, peças típicas da cultura popular da região do Rio São Francisco, foram feitas pelos artesãos Gelson Xavier e Bonifácia Pereira. Eles contam com o apoio do Sebrae Minas, que oferece cursos e palestras, intermedia participações em feiras e, principalmente, orienta os artesãos sobre canais de vendas e comercialização das peças.

Artesão desde criança, quando aprendeu o ofício com o pai, Gelson não esconde a felicidade em ter sua peça exposta na mostra. “Muito gratificante, depois de tanto trabalho, ter uma peça nossa sendo vista por tanta gente, em uma feira tão grande. Chego a ficar emocionado”, revela.


Bonifácia espera, além da valorização do trabalho dos carranqueiros, um retorno ainda maior após a exposição. “Fico muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho e acredito que ganharemos mais visibilidade. Esperamos que aumente a procura das nossas peças por pessoas de regiões diferentes“, enfatiza.

A analista do Sebrae Minas Kátia Leite destaca que o trabalho feito com os artesãos para inseri-los no Catálogo de Artesanato de Minas Gerais foi fundamental para que tivessem as peças selecionadas. “Apresentamos aos arquitetos da Casacor o trabalho do Gelson e da Bonifácia e eles ficaram impressionados com as carrancas, que foram selecionadas para ambientar dois espaços dentro da mostra”, conta a analista.

Cada carranca mede aproximadamente 1,10 metro de altura e pesa cerca de 10 quilos. Além das duas peças que serão expostas, também serão enviadas outras para comercialização durante o evento. “Esperamos que o público da Casacor goste dos trabalhos desenvolvidos por nossos artesãos e se conecte com eles para divulgação e compras futuras”, completa Kátia Leite.

Serviço 

CasaCor Minas Gerais 

Local: Palácio das Mangabeiras (praça Ephigênio de Salles, 1, Mangabeiras) 

Data: de 14 de setembro a 17 de outubro de 2021 

Horário de funcionamento: 

Terça a Sexta – das 14h às 22h 

Sábado – das 12h às 22h 

Domingo – das 11h às 20h 

Ingressos pelo site: https://casacormg.byinti.com/#/ 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo