Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

HUCF recebe acadêmicos para estágio inédito em Psicologia Hospitalar

01/09/2021

/ by UPira

Por Ascom/HUCF-Unimontes 

Em tempos de pandemia pelo Novo Coronavírus, os profissionais da saúde passaram a ter maior atenção e relevância junto à comunidade. E, em meio à diversidade funcional no ambiente hospitalar, a Psicologia se destaca pelo papel importante para o equilíbrio na saúde mental e o controle dos diversos transtornos que surgiram com o isolamento social, restrições, medos e ansiedades.


O incremento da assistência hospitalar no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, passa também pela ampliação de parcerias, com a assinatura do termo de estágio supervisionado para os acadêmicos do curso de Psicologia, da Faculdade Santo Agostinho Montes Claros (FASAMOC).

São 12 novos estagiários para participar do atendimento hospitalar desde o Pronto Socorro até as referências com pacientes nos leitos. As atividades serão em três dias na semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, com supervisão da psicóloga Ericka Rocha e Rocha. Ela é a coordenadora do serviço de Psicologia do HUCF e responde também como supervisora de estágio semestral do curso de Psicologia na FASAMOC.

“Sempre foi um desejo ter este campo de estágio aqui no HUCF, pois temos um ambiente bastante amplo na identificação dos tipos de transtornos, assim como nas referências em saúde mental com pacientes que são atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial da cidade (CAPs) e na internação hospitalar propriamente dita”, revela a supervisora.

Segundo Rocha, há outras clínicas de referência às pessoas vítimas de violência, assim como os diversos atendimentos no Pronto Socorro, na Clínica Médica e no Centro do Idoso (CRASI), entre outros. A coordenadora explicou também a importância da chegada desses novos acadêmicos para o trabalho com saúde mental no HUCF.

“Os transtornos durante a pandemia eram previsíveis diante das restrições impostas e de algumas manifestações já latentes e que vieram à tona neste momento. Por isso, é fundamental a chegada desses acadêmicos em um momento de maior demanda. O papel do psicólogo ficou evidenciado na composição desta equipe multidisciplinar dentro do hospital, sendo necessário em todas as áreas da saúde e não apenas na Psiquiatria”, ponderou Ericka Rocha e Rocha.

Thiago Antunes Santos, acadêmico do 10º período da FASAMOC, é um dos estagiários que participa desta experiência inédita dentro do HUCF. Ele ressalta o valor da profissão e a contribuição para as intervenções e uma melhor assistência aos usuários do SUS. “Percebo que a Psicologia tem alçando lugares antes inimagináveis. Falamos de uma profissão que nasceu elitizada, mas que hoje atende as atenções primárias, secundárias e terciárias da população. É preciso entender que estamos falando de um hospital 100% SUS com um público vulnerável, frágil e carente e compreender a importância do profissional aqui dentro para fazer uma escuta qualificada, intervenção pontual, pois lidamos com as incertezas de uma ambiente hospitalar”, revelou o jovem.

Parceria

A parceria com a FASAMOC foi viabilizada após entendimentos entre a coordenadora executiva do curso de graduação em Psicologia, professora Fabiana Pereira Mori, e o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF (DDA), Roberto Rodney Júnior.

“Essa parceria consagra-se pela sua importância tanto para a FASAMOC quanto para o HUCF, em especial, para os acadêmicos em formação e para os profissionais reverem até mesmo as suas ações enquanto psicólogos. Além de ensinar, iremos aprender com os acadêmicos, pois tudo é experiência e conhecimento”, ressaltou a coordenadora.

Naiara Vieira Silva Ivo, diretora acadêmica FASAMOC celebra a parceria com muito entusiasmo e destacou o estágio supervisionado como fundamental para a vida acadêmica. “A abertura de mais um importante campo de prática ao aluno, especialmente num momento de crise na saúde pública mundial, traduz a seriedade das instituições em buscar a melhor entrega do serviço e cuidado, tanto para o paciente, quanto para o acadêmico”, explicou a diretora.

“Este convênio é uma oportunidade para avaliar os conhecimentos adquiridos, favorecendo e desenvolvendo as habilidades para atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe, bem como, aprimorar sua formação humanista”, completa Naiara.

“É uma grande conquista para os acadêmicos da FASAMOC este convênio com o HUCF. Os alunos do 4º período ficarão responsáveis oficinas e interações com os idosos, como escutas e triagens. E com os acadêmicos do 10º período teremos um atendimento ao HUCF como um todo. O curso de psicologia só ganha com isso e uma forma de deixar a Psicologia mais acessível a todos e desmitificar uma área de saúde que nem sempre está tão acessível a população”, finalizou a professora Fabiana Pereira Mori.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo