Por Max Rocha
Fotos: João Paulo Sousa
As noites de 14 e 15/10, no tradicional Restaurante Lá em Casa, foram especialmente marcadas pelo sabor etílico de história, cultura, informação e os diferenciais da 1ª edição do curso de vinhos conduzido pela renomada Chef & Sommelier (WSet), Carla Viana Antunes, profissional de referência em Montes Claros Claros e no Norte de Minas. Uma autoridade no assunto. O evento teve cobertura especial do Upira e do Buteco do Max.
Recheado de conteúdos teóricos e práticos, dicas e recomendações dirigidas aos apreciadores da milenar bebida, o curso (inédito em Pirapora) incluiu uma ampla variedade de rótulos, vinícolas, uvas, safras e nacionalidades, harmonizando com os cardápios de petiscos, jantar e sobremesas. Vinhos e espumantes estrangeiros e brasileiros detalhadamente estudados e avaliados pelos cursistas.
A organização e mobilização geral do curso ficaram a cargo do empresário Osvaldo Júnior (Paulistinha) do Restaurante Lá em casa e do Educador João Francisco Damásio, contando com o apoio geral da competente Chef Fabiana Alves. Empreendedores, servidores públicos, comerciantes, profissionais que atendem ao público e outros profissionais, bons de taça e de prato, participaram ativamente do encontro.
A empresa Nudeck Pirapora, comércio e delivery especializado na variedade de bebidas nacionais e importadas, se fez presente no curso com o proprietário Bruno Boaventura e a Gerente Sônia Oliveira. Eles acreditam que a capacitação vai proporcionar uma série de vantagens e benefícios para a empresa e seus consumidores, proporcionando melhor atendimento e ofertas de vinho para a cidade e região.
Carla Viana é Gastróloga pela Funorte; especialista em vinhos pela Escola Inglesa Wset Global (nível 3); Professora de gastronomia e vinhos no Espaço “Carla Viana Cozinha Gourmet”, em Montes Claros; e já ministrou aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Funorte. Além do talento e know-how na cozinha e na cultura etílica, Carla é Bacharel em Direito (pela Unimontes) e servidora pública federal aposentada. Ela elogiou a estrutura do Restaurante Lá em Casa e a receptividade calorosa dos piraporenses.
Para não confundir...
Enólogo é a pessoa especializada em enologia (ciência que trata do vinho, mais especificamente da técnica de produzi-lo). Já enófilo é o termo usado simplesmente por todos os que gostam de vinho, para quem se dedica ao comércio ou aos assuntos vinícolas. Por sua vez, sommelier é um termo francês de origem medieval, século XIV, usado para designar as pessoas encarregadas do transportar e guarda das provisões da realeza em suas viagens.
A expressão substituiu “échanson” - oficial da corte que servia e também provava o vinho antes, para assegurar que a bebida não estava envenenada. A tradução da palavra, Escanção, ainda é usada até hoj,e pelos portugueses, para se referir ao profissional encarregado dos vinhos nos restaurantes. Somente a partir de 1812 é que o termo sommelier começou a indicar profissionais especializados em bebidas alcoólicas nos estabelecimentos comerciais e de refeições.
Nenhum comentário
Postar um comentário