Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

S.O.S Meio Ambiente: Rio Paracatu agoniza em mais um período de estiagem

25/11/2021

/ by UPira
Por Max Rocha

O Rio Paracatu, um dos principais afluentes do São Francisco, no Noroeste de Minas Gerais, está quase sem água. Há meses não chove na região e ano após ano o histórico de crise hídrica se repete. 

Fotos: Léo Boi

O nível do curso d’água está tão baixo que é possível caminhar com água abaixo dos joelhos. A seca sem precedentes afetou severamente o abastecimento de água nas cidades e nas atividades econômicas da região, sobretudo a mineração e a agropecuária.

O produtor Adson Roberto Ribeiro faz parte de uma associação com outros 20 agricultores. Eles captam água para irrigação no Rio São Pedro, que abastece o Rio Paracatu.

Ele explica que a falta de água no Rio Paracatu é reflexo da crise hídrica que assola todo o Brasil: “Somada a crise hídrica, a bacia do Paracatu, assim como a do Rio São Francisco se encontra degradada e precisa de revitalização. A vazão histórica do Paracatu, de 600 m3/s, caiu para menos de 100 m3/s”, disse.

A irrigação apresentou expressivo crescimento na Bacia do Paracatu na década de 1970, sendo que, como consequência da grande expansão da agricultura irrigada, sérios conflitos têm surgido em várias partes da bacia. 

“Hoje várias lavouras estão paradas, pois não tem água para irrigação. Isso traz também um prejuízo econômico e social para a população da região”, explicou Adson. A situação compromete também a vazão de entrega do Paracatu ao “Velho Chico”, que contribui com 26% da água do São Francisco. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo