Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Governo do Estado confirma construção de mais uma ponte no Rio São Francisco

20/12/2021

/ by UPira
Por Max Rocha

O Governo de Minas vai construir, a partir do ano que vem, uma das maiores pontes sobre o Rio São Francisco. 

A estrutura de 1.120 metros de extensão, 13,8 metros de largura e acesso de 3 km vai ligar os municípios de Pintópolis e São Francisco, no Norte de Minas. O extrato para execução das obras, na estrada MG-402, foi publicado no último dia 16/12. Para a construção das ponte serão investidos R$ 113 milhões – recursos provenientes do Termo de Reparação assinado com a mineradora Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Desde a abertura da rodovia, a travessia do Rio São Francisco vem sendo feita por meio de balsas, que dependem das condições climáticas e da capacidade fluvial do curso d’água para realizarem a transposição de veículos de cargas e de passeio.  Com a construção da ponte, a circulação de mercadorias do setor agropecuário entre as regiões Norte e Noroeste de Minas será facilitada e, também, o escoamento da produção dos estados de Goiás e Mato Grosso para o Nordeste brasileiro. 

Antiga reivindicação regional

Outro importante benefício da obra será ampliar o acesso das cidades mineiras ao Distrito Federal, uma vez que, por vias asfaltadas, é preciso passar por Pirapora, João Pinheiro, Paracatu e Unaí, destaca o Governador Romeu Zema (FOTO). 

“A estrutura da ponte terá vão de navegação com 240 metros, outros vãos menores, de 40 metros, e pilares centrais de 15 metros de altura”, explica o Diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Robson Santana.

Os serviços devem começar em 2022 - com contratação de pessoal, deslocamento de máquinas e montagem do canteiro de obras, com a meta de serem concluídos em 24 meses. 
A ponte entre São Francisco a Pintópolis é uma demanda antiga dos moradores da região, que reivindicam a obra desde os anos 1950, época em que Juscelino Kubitschek. A obra, que fica bem próxima da área urbana da cidade de São Francisco, está vinculada a pavimentação do trecho de 73 km entre Pintópolis e Urucuia, onde serão investidos R$ 65,5 milhões.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo