Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Adiamento de aberturas de comportas e segurança do Vapor Benjamim Guimarães

11/01/2022

/ by UPira

Fotos: Ivan Rodrigues

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar esteve reunido na manhã desta segunda-feira (10/01) com o vereador Anselmo Caires, a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Dnit, Secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Emutur, Fluviários e membros da sociedade civil para discutir sobre a segurança do vapor Benjamim Guimarães. 


Segundo o prefeito, ele alertou que desde julho de 2021 vinha cobrando medidas por parte dos órgãos responsáveis para garantir a segurança da embarcação.

"Desde julho estamos cobrando das instituições responsáveis pela obra, IEPHA E IPHAN, uma solução para a continuidade e conclusão da obra. Alertamos que o período das chuvas chegaria e colocaria a embarcação em risco. Até o Ministério Público entrou nesta luta conosco e a obra não foi retomada. Agora cabe a nós, em tempo recorde, cuidar do que é nosso!” destacou o prefeito.

Adiamento de aberturas de comportas em Três Marias

Diante da atualização dos cenários de cheias percebidos nos municípios ribeirinhos do rio São Francisco, a Cemig informou que adiará a abertura das comportas da UHE Três Marias. Isso permitirá reduzir os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de subida do nível que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório.


Segundo informa a Cemig, já no trecho mais próximo à UHE Três Marias, dado o evento chuvoso que também ocorreu no rio Abaeté nesses últimos dias, houve necessidade de evacuação das ilhas fluviais ao longo do município de Pirapora. O momento do vertimento da UHE Três Marias aproveita o cenário de queda das vazões desse importante afluente que deságua após a barragem, visando não agravar uma situação que já se iniciava no trecho.

Essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do Rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais.

A decisão também leva em conta a proteção da obra de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora.

Com informações da Ascom/PMP e Cemig 






Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo