Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Lassance, Várzea da Palma, Barra do Guaicuí: A origem do nome do Rio das Velhas - principal afluente do Rio São Francisco

31/01/2022

/ by UPira

Por Max Rocha

Você sabia que o Rio das Velhas, antes de receber esse nome, era conhecido como “Uaimií” (ou “Gwaimi-y”) pelos indígenas? Pois é, essa antiga pronúncia foi entendida como “Guaicuy” e traduzida para o português como Rio das Velhas. 


Mas, até chegar ao atual nome “Rio das Velhas” muitas águas rolaram. Ao longo de todo o século 17 partiram de São Paulo as expedições de bandeirantes que desbravaram os sertões do Brasil, expandindo as fronteiras de exploração e acessando os territórios indígenas. Segundo Oiliam José, no livro “Indígenas de Minas Gerais”, no vale do Rio Gwaimi-y viviam os Goianás e nas suas cabeceiras a tribo dos Guarachués. 

O rio chamou a atenção dos bandeirantes em busca de metais preciosos, pois segundo as lendas da época chegavam (com frequência) ao leito do rio objetos que brilhavam como o sol, indicando a presença de tais metais - descritos pelos nativos como “grandes olhos brilhantes”. Os paulistas se instalaram na região e traduziram o nome do Rio Gwaimi-y. A palavra “Gwaimi” era equivalente a “velho”/ velha” e o “Y” significava “rio, água”. 

Os desbravadores traduziram literalmente para Rio das Velhas, em vez de algo como “Avó Água” - desconsiderando a perspectiva indígena que reconhece a vida e a familiaridade que unifica os seres.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo