Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Mais águas nas nascentes e veredas da Serra do Cabral em Várzea da Palma

10/02/2022

/ by UPira

Projeto hidroambiental construiu barraginhas e cercou pequenos afluentes na região rural do Rio das Velhas

Por Max Rocha

Fotos: CBH Rio das Velhas

A Serra do Cabral, na região Norte de Minas, faz parte da Cordilheira do Espinhaço e é um divisor na área que engloba Barra do Guaicuí e o Rio Curimataí. A região apresenta incontáveis nascentes, cachoeiras e veredas, além de uma fauna e flora exuberantes, com algumas espécies endêmicas. Na Serra do Cabral viveram grupos indígenas nômades até aproximadamente 350 anos atrás, o que reforça a sua importância histórica e arqueológica.


É nesse território que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) concluiu recentemente o projeto hidroambiental de ‘Proteção das Águas do Cabral’, que construiu mais de 370 bacias de captação de água pluvial - mais conhecidas como barraginhas - e cercou 4 mil metros de nascentes e veredas nas comunidades de Bananal de Cima, Bananal e Baixo e Riacho Magro, na zona rural do município de Várzea da Palma.

Assoreamento e seca

“O objetivo desse projeto foi aumentar a quantidade e a qualidade das águas. O cercamento irá evitar a entrada de animais, a contaminação das águas e as queimadas, enquanto as barraginhas vão segurar as águas das chuvas, alimentar o lençol freático e conter os sedimentos que antes assoreavam pequenos afluentes e o Rio das Velhas”, explicou os coordenadores do projeto – considerado modelo para o Norte de Minas.


“Várzea da Palma e o Norte de Minas são caracterizados por um período extenso de seca. Para essa população conviver melhor com os 8 meses de estiagem, as barraginhas vão ajudar muito, porque essa água da chuva, que cai durante 4 meses no ano, passa a ficar nas propriedades rurais, infiltrando aos poucos no solo e alimentando o lençol freático. Água que vai minar por 2 ou 3 meses depois em algum outro lugar, beneficiando essa população no período mais seco do ano”, detalhou o CBH.













Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo