Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Biblioteca comunitária Tamboril reabre com espaço renovado e programação cultural diversificada

30/03/2022

/ by UPira

Por Ascom

A Biblioteca Comunitária Tamboril retomou o atendimento presencial no último sábado (26/03), voltando a atender presencialmente a comunidade após a flexibilização das regras sanitárias de prevenção à covid-19. 


Para celebrar a reinauguração foi oferecido café da manhã para os leitores durante sarau comandado pelos músicos Lobão e Chester. Também participaram do sarau os mestres Careca e Luciana Baobá, que apresentaram os cantos de capoeira. 

À noite, aconteceu no quintal da Biblioteca um sarau com grupo Família Félix, que trouxe no repertório as músicas regionais, samba e forró. A poesia esteve presente no sarau, nas performances apresentadas pela atriz Elaine Ramos, nos cantos de capoeira e na homenagem póstuma ao percussionista Cicilin.


Durante o evento, foi apresentada a programação anual de atividades culturais da Biblioteca, que abrange as aulas de capoeira, oficina de artesanato, formação de atores e curso de inclusão digital.

As aulas de Capoeira serão ministradas pela Mestra Luciana Galiza e o grupo teatral será coordenado por Elaine Ramos Mourão. As aulas de artesanato no Ateliê do Papel serão coordenadas pela artista Vilmara Georgina. Já o Curso de Inclusão Digital, patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, está sendo oferecido para 60 jovens e terá duração de 12 meses. 


Além dessas atividades, a Biblioteca contará com um espaço dedicado à memória barranqueira. A iniciativa faz parte do projeto que tem apoio do BDMG e prevê a realização de oficinas sobre memória, saberes e identidade, além da montagem de uma sala onde haverá exposição permanente de objetos, fotografias e outros elementos que retratem a memória dos leitores e de suas famílias. 

A Biblioteca Comunitária Tamboril também conta agora com uma lojinha onde serão vendidos produtos artesanais e exclusivos, livros de escritores locais e outras publicações. A criação do espaço dentro da Biblioteca é mais uma forma encontrada pela ONG para gerar recursos para manter as atividades gratuitas que são oferecidas para os leitores. 


A reinauguração do espaço comunitário acontece depois de um longo período de pandemia, onde as atividades estavam sendo realizadas em meio virtual e o empréstimo de livros era feito por serviço delivery. Agora, já com os espaços ampliados, grafites coloridos, maior conforto e acessibilidade, o projeto, que é financiado por empresas locais via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), espera contribuir ainda mais para que toda a população piraporense tenha mais acesso à cultura, à literatura, informação e formação de qualidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo