Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Caravana da Imprensa abre edição do Comida di Buteco em Montes Claros

31/03/2022

/ by UPira

Na 15ª edição na cidade, o Concurso conta com 16 butecos participantes e começará dia 08 de abril

Por Wesley Gonçalves

Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam e sorrisos simplesmente acontecem. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o buteco... Ahh meus amigos, o buteco sempre vive!

Fotos: Mário Aquino Neto e Wesley Gonçalves 

E neste sentido, 12 jornalistas de Montes Claros foram convidados a conhecer e experimentar os petiscos de três, dos 16 bares que estão na disputa do melhor buteco da cidade. A Caravana do Comida di Buteco com a Imprensa aconteceu na noite desta terça-feira, 29/3.

"É a primeira vez que participo da caravana. O que mais me cativou foi a criatividade dos participantes, em misturar sabores e também toda a história que existe por trás de cada prato concorrente. Foi uma experiência muito feliz, e, com certeza, irei indicar os bares participantes para muitas pessoas, pois o que é bom merece ser divulgado", disse o jornalista Jonas Martins.


Já o publicitário e proprietário de um site de eventos, Gutemberg Brilhante, explica a experiência vivida mais uma vez, na Caravana da Imprensa. “A experiência em participar da Caravana da Imprensa e visitar os bares participantes do Comida di Buteco é única. Além de encontrar os colegas de profissão, temos a oportunidade de experimentar em primeira mão os deliciosos petisco dos butecos participantes. Rolou muita resenha, confraternização, excelente comida e aquela cerveja geladinha. Estou na expectativa do início do concurso, pois quero conhecer os demais 13 butecos participantes”, ponderou.

Retomada 

A Caravana da Imprensa voltou a acontecer depois de dois anos, devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). A partida aconteceu em frente ao Dubai Suítes e percorreu butecos em diferentes pontos da cidade.

“Em 2022, o Concurso Comida di Buteco retoma o seu formato original, sendo presencial depois de ter sido adiado em 2020, e em 2021, ter acontecido de forma híbrida com foco no delivery devido às restrições e cuidados com a pandemia da Covid-19. Esperamos o público para visitar os butecos, experimentar os petiscos e votar”, enfatizou a coordenadora do concurso em Minas, Ana Carolina Mayrink.

O primeiro a receber a Caravana foi o atual campeão e três vezes campeão do concurso, o Thom Bar. Com o petisco: “Aylla: do Luar ao Bar, o Amor Veio Representar”, Thonnely Mendes (Thom) explica que o prato foi uma homenagem à filha de 1 ano e seis meses, devido ao significado do seu nome.

“Luz da lua, luz do luar, é o significado do nome da minha filha. Então, resolvi dar o nome ao petisco que vai polpeta de mix de carnes, recheada de presunto, muçarela e catupiry à moda da casa, ao molho sugo especial, sobre nuvem de algodão-doce temperado com pimenta e estrelinhas de pão sírio com patê tropical”, explicou.


O segundo boteco da noite foi o estreante Lopes Bistrô, localizado no bairro Edgar Pereira. O empresário Thiago Lopes explicou que o petisco “Sinhá Zefa” é uma referência à sua infância e as tias, avós, mulheres fortes e que sempre cozinharam muito bem. “O prato é escalope bovino grelhado ao alho. Acompanha queijo Minas empanado, purê de queijo, geleia de pimenta, pão ciabatta da casa e vinagrete com manjericão e cebola roxa”, explica.

O terceiro e último buteco a ser visitado pela Caravana da Imprensa foi o War Pigs Rock Bar, localizado no bairro Santa Maria. Também novidade no CdB, a empresária Rosângela Alves da Silveira apresentou o petisco “Maravilhosas Batatas War Pigs”, cujo objetivo  é dar sustância às pessoas que chegam ao bar depois de uma dia cansativo no trabalho. “Pensamos muito e depois de várias idas e vindas, decidimos por fazer um prato forte e que pudesse reanimar as pessoas. Por isso, investimos em batata bolina com bastante alho, cheddar e bacon, acompanhado de geleinha picante de goiabada e molho de mostarda e mel”, definiu Rosângela. 

Transformar vidas – cozinha de raiz

Sempre com a missão de “Transformar Vidas através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa”, o CdB está na sua 22ª edição no país com presença em 21 circuitos e em mais de 40 municípios e quase 800 butecos participantes. Em Montes claros, essa é a 15ª edição e que conta com a participação de 16 butecos.

Das 22 edições do Comida di Buteco no Brasil e 15ª em Montes Claros, a cidade consagrou 10 vencedores diferentes. Thom Bar, em três edições (2021, 2014 e 2012); Carrancas (2019); Estação 23 (2018), Kina do Caipirão (2017); Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo, por três vezes (2005, 2006 e 2010); Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e Bar do Divino (2007).

O Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais butecos para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade: serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de cada vez mais butecos; os petiscos participantes 2022 terão um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil. E em 2022 o tema é livre. Os cozinheiros e cozinheiras de todos os butecos poderão usar sua criatividade sem limites para os petiscos concorrentes.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo