Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Hospital Universitário realiza abertura das residências médicas e multiprofissional

06/03/2022

/ by UPira

 Hospital Universitário realiza abertura das residências médicas e multiprofissional

Por Ascom


Pioneirismo e superações do HUCF durante a pandemia e a valorização do SUS na formação em saúde foram destaques durante o início dos trabalhos

A Universidade Estadual de Montes Claros iniciou, na manhã desta quinta-feira (3/3), os Programas de Residências Médicas e de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O reitor, professor Antonio Alvimar Souza, participou dos trabalhos, assim como a superintendência da unidade e os coordenadores dos residentes. Juntos, os programas oferecem 76 vagas. Em 2022, completam-se 30 anos de implantação das atividades para residentes no âmbito da Unimontes.

Para as Residências Médicas, o HUCF/Unimontes reúne 34 profissionais em nove áreas: Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Clínica Médica, Anestesiologia, Psiquiatria, Geriatria e Ortopedia – em Montes Claros e Salinas. Já a Residência Multiprofissional, com 52 vagas preenchidas, contempla as áreas de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem Obstétrica em Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente da Comissão de Residência Médica, professor Divino Urias Mendonça, destacou o trabalho coletivo na Unimontes para a construção e o surgimento das residências em três décadas de história. “Começamos o programa de Residência em 1992, mas com apenas as áreas de Clínica Médica e de Pediatria. Hoje, colhemos os frutos deste trabalho nas mais diversas especialidades, que estabelece a Unimontes como uma presença marcante e diferencial para toda a região, assim como para o Estado”, disse o professor.

Por sua vez, a professora Andra Aparecida da Silva Dionísio, coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais da Saúde (COREMU/HUCF), parabenizou a todos pela aprovação. “Sabemos que foi um processo seletivo bastante disputado e difícil. Desejamos que os próximos dois anos sejam bem produtivos, com um divisor de águas em termos de aprendizado. Nossa missão é prestar um serviço de qualidade aos nossos usuários”, enalteceu a coordenadora do COREMU, que também responde como tutora da Residência Multiprofissional em Montes Claros (Saúde da Família) e Taiobeiras (Saúde da Família e Comunidade). 

Aprendizado

Ana Clara Fernandes Marques, que está no segundo ano no Programa de Residência em Clínica Médica, falou em nome dos demais residentes. Parabenizou a todos pela aprovação no processo seletivo, e, em seguida, ressaltou a oportunidade como experiência diferenciada em toda vida acadêmica. “Formei-me pela Unimontes, e escolhi fazer a Residência Médica no HUCF. Para mim, o Hospital Universitário tem um sentimento de lar, uma segunda casa. Cada obstáculo vencido será importante para a formação de todos nós. Aqui, aprendemos a vencer e a nos adaptar às realidades vividas e vivenciadas em um hospital público”, disse a representante dos residentes.

A superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, também participou das boas-vindas aos novos residentes, e destacou a instituição como o único hospital 100% público, com atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Montes Claros. Revelou que as dificuldades pertinentes à área sempre existirão no processo de aprendizado, mas a superação e o aprendizado serão determinantes nesta nova fase.

“O nosso desejo é de sempre prestar uma Residência segura e de qualidade aos profissionais de saúde. A Unimontes é sinônimo de aprendizado, de qualidade no ensino e na assistência humanizada aos usuários do SUS. Somos o hospital da Unimontes, e como tal, vamos muito além ao ensino, assistindo a toda a região Macronorte do Estado. A gente acredita que as trocas de experiência são sempre ricas, e justamente são os estudantes e residentes que dão a cara à nossa Unimontes. Aqui ensinamos, mas também aprendemos com vocês”, completou a superintendente.

Possibilidade de Avanços

O reitor Antonio Alvimar Souza falou da “sua gratidão por fazer parte da Unimontes e o que ela representa para sociedade” em todas as áreas do conhecimento. E, mesmo em tempos de pandemia, quando o HUCF se fez presente e determinante na assistência à comunidade, especialmente carente, no enfrentamento da COVID-19. Ele adiantou que, dentre os planos para 2022 no Hospital, com o apoio do Governo do Estado, está a reforma completa do Pronto-Socorro, assim como a sensibilidade e a luta para a melhoria das condições de trabalho dos servidores.

“Sabemos das dificuldades que a população enfrenta para ter acesso à assistência gratuita e de qualidade. E o HUCF, em todos os momentos, tenta oferecer à população um serviço de qualidade, que atende a quase 1,3 milhão de pessoas na região. Para dar conta desta amplitude, penso que precisamos do maior compromisso de todos com a solidariedade. Imaginem que, sem a Unimontes e o HUCF, o que seriam de muitas pessoas? Temos um papel importante na região e precisamos caminhar nas mais diversas frentes. E vocês, residentes, fazem parte deste processo, devem colaborar e deixar a marca de vocês nesta história”, ressaltou o reitor.

Vagas

As vagas para o Programa de Residência Médica contemplaram Montes Claros da seguinte forma: Anestesiologia (1), Cirurgia Geral (5), Clínica Médica (5), Geriatria (2), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina de Família e Comunidade (08), Ortopedia e traumatologia (2), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (5) e Psiquiatria (2).Em Salinas, a Residência em Medicina de Família e Comunidade conta com 3 vagas. Já as vagas do Programa de Residência Multiprofissional são para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social nos municípios de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo