Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Vem aí a 12ª Cavalgada cultural “Grande Sertão: Veredas” em Buritizeiro

16/03/2022

/ by UPira

Cavaleiros e amazonas percorrerão 95 km de estradas e trilhas pelos caminhos de João Guimarães Rosa até Paredão de Minas

Por Max Rocha

Fotos: Cia de Andar 

Percorrer os sertões, o cerrado e as veredas do Norte de Minas, combinando esporte, entretenimento, conteúdo histórico, ecoturismo e turismo de aventura. Esse é o objetivo da 12ª “Cavalgada cultural Grande Sertão: Veredas”, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de abril. Cavaleiros e amazonas viajarão 95 km de Buritizeiro até o distrito de Paredão de Minas.

O evento é oferece um mergulho no cenário regional eternizado pelo célebre escritor João Guimarães Rosa. Experiência única e profunda que permite aos participantes da cavalgada imergir na cultura sertaneja e cerradeira, rural e equestre. A cavalgada é realizada pela operadora turística Cia de Andar, do empresário e turismólogo Rômulo Melo.


Desta vez, a viagem contará com a presença especial do Condutor Ambiental Elson Barbosa, de Chapada Gaúcha-MG, famoso contador de histórias e recitador de trechos do livro “Grandes Sertões: Veredas” (obra-prima do célebre escritor João Guimarães Rosa). Sua participação reforça a riqueza e o simbolismo da cultura roseana. 

Atravessar a cavalo o “Grande Sertão Veredas” fascina e encanta todos os viajantes e visitantes. Em Buritizeiro - entre as trilhas, estradas vicinais, veredas, nascentes, riachos e cachoeiras - o cerrado exibe sua fauna e flora exóticas. “Não basta viajar, contemplar o modo de vida no campo e a exuberância das paisagens; é preciso se sentir fazendo parte da história”, comenta o organizador Rômulo Melo. 


Programação e roteiro

No caminho da tropa um toque de nostalgia, ao passar por antigas fazendas (que ainda conservam suas instalações); reviver antigas rotas dos tropeiros; conhecer, de perto, as riquezas naturais e culturais ao longo do roteiro; conviver com o povo sertanejo, sua autenticidade e hospitalidade; apreciar a culinária raiz, as modas de viola e a contação de ‘causos’.

A cavalgada partirá da Pousada Portal do Sertão, no feriado de Tiradentes (21/04), quinta-feira, às 17 horas. Após a recepção, benção dos cavaleiros e amazonas, o grupo partirá rumo à Fazenda “Capão da Serra” (de Dr. Rodrigo Carlos), na comunidade rural Lança II, distante 18 km da cidade, com previsão de chegada às 21 horas. No 2° dia, marcha até o Sítio “Estrela do Céu Azul” (na comunidade rural do Chupé) e Fazenda Cachoeira. 

No 3° dia, sábado, saída rumo a “Fazenda Campo do Melo” e trajeto final até Paredão de Minas - com chegada prevista às 15 horas. Além da programação geral e do roteiro da cavalgada, a Cia de Andar garante os materiais de uso, pousos, refeições, lanches e seguro de vida dos participantes, além de caminhões boiadeiros, veículos de apoio e retorno. 

“O trecho entre Buritizeiro e Paredão de Minas tem um imenso potencial turístico, tanto para as cavalgadas como para as caminhadas ecológicas de longa distância. Sem dúvida, atrativos capazes de gerar empregos e renda, promover integração social e sustentabilidade ambiental. O evento mantém viva a tradição regional das cavalgadas, promove o estilo de vida campestre e as belezas naturais buritizeirenses”, avalia Rômulo Melo. 









Mais informações, contatos e reservas: (38) 99923-1353

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo