Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Coluna: Avanços do profissional de marketing no mercado

29/04/2022

/ by UPira

Coluna: Oficina do Brand - (Marketing, Empreendedorismo e Vida)

por Diogo Lopes

Avanços do profissional de marketing no mercado 


Marketing é o “mercado em ação”. É muito comum associarmos Marketing à área da publicidade, propaganda e vendas. De fato, o Marketing se ocupa destas questões (e toda profissão precisa vender algo), mas é bem mais amplo e possui várias aplicações além dessas.

O Marketing se preocupa com a estratégia e aprofunda verdadeiros fundamentos que são estudados na área de administração. Tem como foco o cliente/consumidor e suas reais necessidades. O mercado está cada vez mais preocupado em antecipar e satisfazer os desejos de seus clientes, e este profissional que faz estudos de mercado e elabora estratégias de comunicação. 

Importância e perfil profissional

Algumas empresas não conseguem compreender a importância deste profissional, e o tanto que ele influencia o seu faturamento. Quem deseja seguir carreira no Marketing deve estar sempre por dentro dos últimos acontecimentos no país e no mundo.

Algumas características interessantes para este profissional são: facilidade para lidar com pessoas, capacidade de observação, comunicação, empreendedorismo e habilidade de negociação. E gosto de dizer que, além dessas características, este profissional precisa de uma visão de mundo ou percepção do mercado cada vez mais apurada. De modo que cada movimento que ocorra na sociedade, desde abertura de novas empresas, movimentação econômica, mudanças no cenário político, entretenimento, tudo que possa mudar o comportamento das pessoas, seja percebido por este profissional de forma crítica.

Métodos de trabalho e carreira

Para se destacar é necessário estar constantemente atualizado, fazer pesquisas de mercado para entender o perfil do consumidor e traçar estratégias de comunicação e venda. As grandes empresas costumam contratar profissionais de Marketing para elaborar projetos de fortalecimento da marca a médio e longo prazos. Já as empresas de pequeno e médio portes costumam investir em ações mais imediatas, o que não quer dizer que não contratem eventualmente um profissional de Marketing para pensar em sua estratégia em longo prazo. 

Caso você tenha decidido seguir uma carreira em Marketing ou aprender mais sobre o assunto, saiba que existem duas modalidades de formação: bacharelado e tecnológico. O bacharelado dura cerca de 4 anos e oferece uma graduação mais abrangente, enquanto que o tecnológico dura em média 2 anos e apresenta uma formação mais prática.

Adaptação; Mantovani,  Dennis (Undb)


Diogo Alves de Ávila Lopes (Diogo Lopes) é formado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Centro de Educação Superior de Brasília (IESB), especialista em Marketing Internacional e Formação de Traders pela Universidade Paulista, Sócio Proprietário da Agência Kamaleão Comunicação 360º; Professor Técnico em Marketing; com experiência de mais de 10 anos em Comunicação Pública, Empresarial e Marketing Digital. 



Contato:
www.agenciakamaleao.com.br
@kamaleaocomunicacao360
@diogoavilalopes


*  O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete a opinião do site.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo