Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

A tradição das carrancas inspira campanha em defesa do “Velho Chico”

12/05/2022

/ by UPira

“O Velho Chico são muitos” é o tema da campanha ‘Vire Carranca’ em 2022, realizada pelo CBHSF

Por Max Rocha

Fotos: Divulgação

De acordo com o dicionário, Carranca significa: “fisionomia sombria, carregada, que denota mau humor. Cara muito feia; carantonha”. Na Bacia do São Francisco as Carrancas são figuras históricas e culturais bem famosas.  As imagens das carrancas são “antropomórficas”, ou seja, misturam imagens de animais e de seres humanos.


Antigamente, elas eram comumente vistas nas embarcações que navegavam pelo Rio São Francisco como adornos da proa ou da popa dos barcos. Ao longo dos anos, a cultura, o regionalismo, o folclore e a tradição das carrancas ganharam uma nova forma e uma outra funcionalidade.

Durante uma exposição que aconteceu na cidade de São Paulo, em 1954, no IV Centenário da Cidade, as carrancas foram cerradas dos seus barcos para serem mostradas ao público no evento. Desde então, passaram a ser peças ornamentais de artesanato, chamadas de “carrancas pedestais” ou apenas “carrancas”.

Os artesãos que se dedicavam à produção dessas peças passaram a ser conhecidos como mestres carranqueiros. As carrancas possuem um significado místico. Desde o século XVIII, os remeiros, barraqueiros e ribeirinhos utilizavam as imagens em suas proas, pois acreditavam que elas afastavam os maus espíritos e protegiam a tripulação do ataque de “monstros do rio”.



“Dia Nacional em Defesa do Velho Chico”

As carrancas passaram a ser - para a população local - um “objeto de proteção” para os seus portadores. Devido à sua grande importância histórica e cultural, sua simbologia e significado para a população da bacia hidrográfica, a carranca foi escolhida como símbolo da campanha anual em defesa do Rio São Francisco.

A campanha ‘Vire Carranca’ é realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). “O Velho Chico são muitos” é o tema em 2022. A ideia é lançar um olhar sobre os múltiplos territórios que integram a Bacia Hidrográfica do São Francisco, que não se faz de um único rio. São nascentes, afluentes, tributários, riachos, córregos e ribeirões que se interligam nessa verdadeira teia da vida. Todos unidos pela lógica das águas.


A data de 3 de junho foi instituída pelo CBHSF como o “Dia Nacional em Defesa do Velho Chico” e lançamento da campanha anual “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. O objetivo principal é mostrar a indignação diante dos problemas e do alto grau de degradação do “rio da integração nacional”.


A mobilização tenta conscientizar a população sobre a preservação do rio e o uso responsável dos recursos hídricos. Participe da campanha postando suas fotos com a hashtag #virecarranca. Seja Velho Chico você também! O #VelhoChico precisa de todos nós! Acesse o site: www.virecarranca.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo