Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Pirapora se prepara para o grande Encontro do Bordado Brasileiro

20/05/2022

/ by UPira

Artesanato, moda e exposições, oficinas, palestras e atrações musicais vão movimentar o evento cultural em julho, no Centro de Convenções 

Por Max Rocha


O II Encontro do Bordado Brasileiro - com o tema “Gente que borda entre rios” - tem como objetivo construir uma rede transformadora, um feixe onde a promoção, divulgação e intercambio de saberes e do fazer bordado sejam formas de expressão de trabalho e vida nas dimensões artística, cultural e psicológica. A proposta é compartilhar mostras e relatos de trabalhos das bordadeiras de diferentes regiões do Brasil às margens do Rio São Francisco.

“Propomos esse encontro reconhecendo a necessidade de ampliar a aliança em defesa da nossa casa comum, de nossas águas. Ao planejar esse encontro buscamos valorizar a arte como instrumento fortalecedor das manifestações culturais, refletir sobre os rumos do bordado brasileiro em seus aspectos relacionados à autoria, linguagem, criação, elaboração e reorganização criativa”, explica Sávia Dumont, à frente do Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (ICAD).


O Encontro do Bordado Brasileiro, realizado pelo ICAD, acontecerá no período de 06 a 10 de julho, no Centro de Convenções.  Uma ampla programação cultural vai movimentar o evento, com expectativa de receber um grande número de participantes, visitantes e caravanas.  A abertura oficial acontecerá às 9 horas, no dia 06/07, quarta-feira.


Toda a programação estará aberta para receber, em especial, artistas locais, professores e alunos dos ensinos médio e superior. Confira a variedade de atrações do encontro:

4 Atrações artísticas: Shows dos cantores Tavinho Moura e Geraldo Azevedo; presença da Atriz e comediante Cida Mendes, a “Concessa”; e apresentação de Dança “Forrozando em Pirapora”.

3 Palestras centrais: “O bordado como transformação social” (com Estilista Ronaldo Fraga); “O bordado na educação e nas artes visuais” (por Nilma Lacerda); “Bordado e literatura” (com Sávia Dumont).

4 Oficinas temáticas e vivenciais conduzidas pelo Grupo Matizes Dumont: “Gente que borda entre águas”, “Cerrado - território das veredas, bichos e árvores”, “Quem me compra um jardim com flores?” e “Por onde andou meu coração?”.

2 Momentos literários: Lançamentos dos livros (com presenças das autoras) - “Maricota aprende a bordar”, de Leninha Dumont; e “Harmonia das cores nos fios do bordado", de Marilu Dumont.

3 Exposições : Telas bordadas do Grupo Matizes Dumont e ilustrações do livro "Maricota aprende a bordar"; Gravuras certificadas do Grupo Matizes Dumont; mostra de bordados produzidos pelos alunos Matizeiros.

Serviço:

Para mais informações sobre o 'Encontro do Bordado Brasileiro', no Centro de Convenções de Pirapora (Av. Salmeron n° 91), contatos pelos fones (61) 98366-1551 / Tiago e (61) 98116-3593 / Maria Helena ou pelo e-mail contato@icadbrasil.org


( Hide )

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo