Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Cidades se unem pela defesa ambiental do Rio São Francisco

08/06/2022

/ by UPira

Pirapora e Buritizeiro abraçam o mesmo objetivo: despertar o cuidar do Rio da Integração nacional, através da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”

Redação

Localizadas às margens do Rio São Francisco, na região do Alto São Francisco, as duas cidades receberam este ano atividades presencias da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que em 2022 tem o tema “O Velho Chico são muitos”. Uma Bacia Hidrográfica não se faz de um único rio, são nascentes, afluentes, tributários, riachos, córregos e ribeirões que se interligam nessa verdadeira teia da vida. Territórios que se unem pela lógica das águas.

O dia 3 de junho - data em que se comemora o Dia Nacional em defesa do rio - começou animado pela manhã em Buritizeiro. Na tradicional Praça das Mangueiras (do mercado municipal), alunos e professores da escola municipal Boaventura Correa de Melo, das escolas estaduais Marieta Amorim e Profª Elisa Teixeira de Carvalho interagiram com os totens educativos da campanha e visitaram a bela exposição fotográfica sobre o rio da integração nacional.

Já na parte da tarde foi a vez de Pirapora receber, na Praça Cariris, centro da cidade, os totens educativos e interativos e a exposição fotográfica. Alunos das escolas municipais Maria Josefina, Mathilde Cordeiro de Aquino, Rui Barbosa e da escola estadual Fernão Dias participaram do evento com apresentações, pronunciamentos e atrativos voltados para a educação ambiental.

O coordenador da Câmara Consultiva (CCR) do Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, comentou que “nesta 9° edição tivemos o privilégio de realizar atividades educacionais nas 2  cidades ribeirinhas, numa parceria com as prefeituras, escolas, ambientalistas e voluntários. Um esforço coletivo para defender o nosso rio, pois este ano nossa campanha é maior. A diversidade da bacia do São Francisco nos permite mostrar todas as faces dele, por isso, a pergunta ‘O Velho Chico são muitos, qual deles é você?’”, indagou.

“Precisamos que cada um incorpore e assuma o papel na defesa do Velho Chico, pois essa é a proposta: que todos preservem o rio com uma visão ambiental e social, não apenas como insumo básico, como água apenas. É preciso trazer o rio para nossa cultura, demostrar o que ele representa na promoção da vida”, salientou Altino.

Bençãos e barqueata

Com muita fé, emoção e devoção. Foi assim que terminaram, no último dia 4 de junho, as comemorações pelo ‘Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco’. Às margens do “Velho Chico”, em ‘Terezinha de Babau’, Praia da usina Velha, no lado de Buritizeiro, os integrantes do movimento Vire Carranca receberam a benção sanfranciscana dos padres Rodrigo Ramos (da Paróquia de Nossa Senhora das Graças) e Geraldo Borges, da Paróquia de Imaculada Conceição.

Em seguida, numa barqueata, acompanhada pela Delegacia Fluvial do São Francisco (Marinha), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil municipal, Movimento Ecológico São Francisco de Assis (MESFA), InterTV Grande Minas, da rede Globo, alguns pescadores e canoístas, a imagem de São Francisco de Assis partiu navegando em direção à Pirapora. Uma pequena procissão de ambientalistas acompanhou o santo do antigo porto da Franave até o trecho da Av. São Francisco, onde a imagem recebeu a benção do Vigário paroquial de São Sebastião, Cônego Jolly Puprakatillil.

“Foram 2 dias intensos, nos quais demostrarmos que todos os dias temos motivos para defender o Velho Chico. A campanha acende um alerta e cabe a todos propagar essa ideia e ação durante todo o ano. Fico emocionado de ver tantas crianças e jovens empenhados neste movimento. Uma geração nova virando carranca para defender o Velho Chico”, disse Adelson Toledo, Secretário executivo da AMMESF e membro da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco do CBHSF.

Confira as fotos:



































Fotos: Bianca Aun e Ivan Rodrigues

Com Informações do TantoExpresso Comunicação e mobilização social



Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo