Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Coluna: Prato do dia “Borogodó” cozido ao molho polissêmico

07/06/2022

/ by UPira

Coluna Buteco do Max

por Max Rocha

Prato do dia: “Borogodó” cozido ao molho polissêmico

De acordo com o dicionário Michaelis, “borogodó” é um termo coloquial que significa “atrativo físico especial e irresistível” ou, ainda, “manifestação delicada de apreço ou de amor, carinho”. Um termo antigo, usado nos morros e na periferia do Rio de Janeiro. O livro “Em Busca do Borogodó Perdido” (editora Objetiva, 2005), coletânea de crônicas escritas pelo jornalista carioca Joaquim Ferreira dos Santos, lista uma série de palavras e expressões do vocabulário brasileiro que estavam caindo em desuso.

Foto: Divulgação

Em apenas 3 crônicas a palavra “borogodó” recebe, ao menos, 15 sugestões de significado diferentes.  “Isso é um indicativo do caráter polissêmico (múltiplos significados) da palavra”, diz a pesquisadora Márcia Maria dos Santos, da Universidade Federal da Bahia. De acordo com os vários contextos, “borogodó” também representa “parte do corpo da mulher‟, “mixuruca”, “mistura/confusão”, “rolo/namoro”, “seios”, “variedade”, “coisa gostosa” e “besteira”. Ufa!

Coração da alcachofra

Como se vê, quanto ao significado do tão mencionado ‘borogodó’, este pode ser tudo e nada ao mesmo tempo”, acrescente Márcia. No livro, o autor confessa pânicos modernos, critica o culto às (sub)celebridades e as festas transformadas em bolhas de notícias. Seu olhar atento também nos ajuda a compreender o que nem sempre é autêntico borogodó.


A publicação é uma receita de quem entende a alma do negócio, onde cada palavra é medida e as vírgulas se reviram. Enquanto o coração da alcachofra cozinha, a gente vai percebendo sutilmente onde afinal se escondeu o borogodó - e porque precisamos sair correndo atrás ainda que seja tarde. Em sua busca proustiana, o repórter recupera magias que o tempo apagou - mas sem nostalgia.

Para Joaquim dos Santos, “saudade é só um pedacinho de confete”...


* O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete a opinião do site.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo