Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Surubim entra na lista de espécies ameaçadas de extinção

09/06/2022

/ by UPira

O peixe-símbolo do Rio São Francisco está virando 'história de pescador'...

Por Max Rocha 



A portaria nº 148 (de 7 de junho de 2022) do Ministério do Meio Ambiente atualizou, reconhece e protege integralmente a lista oficial de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) são as entidades responsáveis pelo processo de avaliação.


Considerando fauna e flora, 280 espécies saíram da categoria de ameaça; 131 estão em nível de menor ameaça; 2.749 seguem  na mesma condição; e 1.462 espécies entraram de vez na lista, como o SURUBIM (Pseudoplatystoma corruscans) e o PACAMÃO (Lophiosilurus alexandri) - peixes nativos da Bacia do Rio São Francisco. 


A partir de agora os 2 peixes estão protegidos por lei, sendo PROIBIDO o abate e o armazenamento. Pescadores, peixarias, bares e restaurantes ainda calculam os efeitos comerciais da proibição dos pescados e na oferta de pratos típicos regionais - como a Moqueca de surubim, o Peixe no palito e o Filé de peixe na brasa.

Impactos ambientais

O surubim é considerado o peixe símbolo do Rio São Francisco, bastante apreciado por ter muita carne e pouca espinha. Mas, nos últimos tempos, ele está virando história de pescador. Alguns fatores influenciaram para que o peixe mais famoso do "Velho Chico" entrasse em extinção, sob sério risco de desaparecimento.


A redução no volume de água do rio, causada por fatores como a estiagem, ameaça a desova dos peixes na época da piracema. Junto a isso, os efeitos das construções de barragens, a poluição urbana e industrial; o uso excessivo de agrotóxicos nas margens dos afluentes; a sobrepesca, a pesca predatória e o avanço do assoreamento, que encolheram o habitat do surubim.

Alguns projetos de peixamento tentam repovoar o rio. Mas, é preciso uma ampla mudança de consciência e atitude para cuidar melhor e revitalizar a bacia hidrográfica; manter o equilíbrio ecológico; garantir a sustentabilidade; recuperar a qualidade das águas e apreciar os recursos oferecidos pela natureza.


Biodiversidade

A diminuição na quantidade de cardumes no Rio São Francisco (e seus afluentes) é sensivel e se agravou nos ultimos 20 anos. O Brasil ainda detém 22% da biodiversidade do planeta, que inclui mais de 46 mil espécies de algas, plantas e fungos; mais de 120 mil espécies de invertebrados; e 9 mil espécies de vertebrados.

"Vamos preservar essas e outras espécies que estão quase desaparecendo dos nossos rios. Faça a sua parte, mesmo porque se você não fizer, estará cometendo um crime", é a mensagem da empresa Pesca Esportiva Mineira (PEM), que vem repercutindo a situação geral da atividade. 


Acesse a PORTARIA completa, clicando aqui 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo