Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Orla de Pirapora ganha lixeiras com formato de Carranca

30/09/2021

/ by UPira
Ascom/Emutur

Um dos objetivos da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora/EMUTUR é valorizar e resgatar a cultura ribeirinha (barranqueira), fortalecendo a conexão centenária entre a comunidade e o Rio São Francisco. Desta maneira, mais uma novidade está unindo cultura, turismo e identidade regional em vários pontos da cidade.

A partir da lei municipal 2.460/2021, que regulariza o Programa “Adote uma Lixeira”, de autoria do vereador Antônio Marcelo de Oliveira, a Emutur e a Prefeitura de Pirapora desenvolveram projeto inédito de lixeiras temáticas no formato de carranca - principal símbolo do artesanato piraporense e sanfranciscano. O trabalho foi executado pelo artista plástico Pedro Rodrigues da Silva - especialista em fibra de vidro.

O resultado foi um produto com a expressão e representatividade da arte carranqueira, uma justa homenagem à tradição dos artesãos. Os coletores de lixo serão fixados em áreas de grande circulação popular e movimento turístico, como a área de eventos da orla fluvial, praias e praças, promovendo uma ampla divulgação da arte nativa.

Com 90 cm de altura, pesando 2 kg, cada peça tem suporte fixo de metal, sistema giratório e bocal com revestimento emborrachado para facilidade e segurança do seu esvaziamento (capacidade de 50 litros). A Emutur também espera a sensibilidade e colaboração da população para evitar os prejuízos do vandalismo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo