Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

‘Festa do Sol’ vai unir música, cultura, esporte e lazer em setembro

03/09/2022

/ by UPira
Evento que marcou época em Pirapora volta ao calendário festivo recheado de atrações e novidades

EMUTUR/Ascom


No auge da retomada do calendário de eventos em Pirapora e região, a Prefeitura, Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC) e a Empresa Municipal de Turismo/EMUTUR estão ultimando os preparativos para a volta da ‘Festa do Sol’, edição 2022 - que acontecerá no período de 7 a 11 de setembro.      

Além de resgatar a tradição de um evento que marcou época e também deu fama a Pirapora, a nova Festa do Sol traz grandes atrações musicais de renome nacional, valoriza diversos shows de músicos locais e regionais - com entrada franca todos os dias. Expectativa geral de público numeroso na orla fluvial.

A programação da festa também incluiu os “Jogos de Verão” na Praia do Areião e nas quadras poliesportivas ‘Dobson Machado de Morais’, destacando ainda a importância do VI ‘Trilhão MTB Pirapora’- uma das mais importantes provas do calendário regional de ciclismo/mountain bike, reunindo centenas de participantes.

As competições envolverão 9 modalidades esportivas. Tudo combinando com a beleza da praia e das águas do Rio São Francisco, às vésperas do início da primavera.  Além do 2° Encontro de canoagem, outro destaque será o retorno do desfile cívico-militar de 7 de setembro (Dia da pátria), após vários anos.

O desfile, na Av. Salmeron, às 8 horas, abrirá oficialmente a programação da Festa do Sol.  Parcerias importantes com o Grupo de dança Zabelê, o Clube Literário Tamboril, grupos de capoeira, teatro, folclore e diversos outros artistas movimentarão um total de 17 eventos culturais - entre saraus, oficinas, apresentações especiais, exposições e gincana.      

Nos palcos I e II na orla fluvial, se apresentarão 6 atrações musicais nacionais - Zé Vaqueiro, Grupo Molejo, Thierry, Léo Santana, Vitinho Imperador e Raí Saia Rodada - e 11 artistas, grupos e bandas, locais e regionais. Uma grande diversidade de sons e ritmos para embalar milhares de pessoas todas as noites na praça de eventos.       

Resgatar a Festa do Sol, como um acontecimento democrático, plural e de valorização da nossa identidade regional, é um exercício de memória afetiva e história, capaz de movimentar a cidade, atrair visitantes e retomar o simbolismo de um evento esquecido durante décadas.

Objetivos gerais

“A proposta é unir música, cultura, esporte, lazer e turismo, tudo de graça e feito com responsabilidade no uso do dinheiro público, como bem orienta o Prefeito Alex César”, explica o Jornalista Elton Jackson Gomes da Mota, Presidente da EMUTUR. Um amplo esquema de segurança vai garantir o clima de paz e tranquilidade durante a festa.

Ao revigorar a importância da Festa do Sol, como acontecimento cultural aberto ao público, a Prefeitura de Pirapora também abre espaço para que a iniciativa privada (empresários, patrocinadores, produtores musicais e promotores de eventos) assuma ou busque parceiros para a realização ocasional de outros eventos, como a “micareta” - carnaval fora de época. 

Origem da festa

Criada e popularizada a partir das décadas de 80/90, a Festa do Sol foi um marco na cultura barranqueira, no incentivo ao esporte e no impulso ao turismo em Pirapora, tendo o Rio São Francisco e a praia como cartões-postais e atrativos. Na época, o sucesso da festividade foi tamanho ao ponto de dividir atenções e importância com o carnaval.     

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo